InícioAlegoExecutivo veta proposta que obriga oferta de álcool em gel em locais...

Executivo veta proposta que obriga oferta de álcool em gel em locais públicos

Recebeu veto integral do governador Ronaldo Caiado autógrafo de que visa obrigar a instalação de dispensadores com álcool em gel nas repartições públicas ou em lavatórios com água e sabonete separados dos banheiros no Estado.

Seriam contemplados pela proposta banheiros dos seguintes locais: terminal rodoviário, terminal de transporte urbano, secretarias estaduais, escolas, centros estaduais de educação, unidades de saúde, hospitais, repartições públicas estaduais e instituições financeiras.

Trata-se originalmente do projeto de lei no 1933/20, de Cairo Salim (PSD), ao qual foi apensado o projeto no 2291/20, de Bruno Peixoto (UB).

O veto – que tramita na Assembleia goiana com o no 1728/23 – se baseia em razões de conveniência e oportunidade. A Secretaria-Geral de Governo (SGG) reverberou entendimento da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte de que a proposta interfere na esfera da gestão administrativa e desconsidera o princípio da divisão de competências entre os Poderes. “Além disso”, prossegue o texto do veto, “não há prévia avaliação dos impactos da medida no orçamento estadual nem foram identificadas suas fontes de custeio”.

Também se manifestaram desfavoravelmente a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Metrobus Transporte Coletivo. Foi o caso, ainda, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que informou que a instalação de lavatórios com água e sabonete separados dos banheiros nas unidades escolares da rede estadual demandaria “recursos financeiros e planejamentos diversos”. A SEDUC registrou ter cerca de mil unidades escolares, 500 mil alunos e 45 mil servidores.

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), por fim, mencionou que dos custos decorrentes da implementação da proposta poderia resultar um aumento das tarifas de transportes públicos.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA