Presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Comissão da Saúde do Parlamento goiano reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 31, para apreciação de proposituras parlamentares. No encontro, os integrantes da comissão aprovaram nove projetos e distribuíram outros onze projetos à relatoria.
A proposta de nº 129/23, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), recebeu a relatoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que tem como objetivo instituir em Goiás a Política Estadual de Navegação de Paciente. A propositura recebeu o aval positivo e agora segue para apreciação e votação em Plenário.
Com parecer favorável apresentado pela relatora, deputada Rosângela Rezende (Agir), a propositura de autoria do deputado Fred Rodrigues. (DC) colocada em apreciação, visa instituir o Estatuto do Portador de Câncer, que foi protocolado sob o nº 187/23, recebeu sinal verde do colegiado e avançou para as duas fases de discussão e votação em Plenário.
Outro projeto aprovado pela comissão foi o de nº 303/23, do deputado Lucas do Vale (MDB) e relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir), visa instituir a Política Estadual de Modernização do Sistema Único de Saúde, este também será encaminhado para votação no Plenário Iris Rezende.
Estiveram presentes na reunião os deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Rosângela Rezende (Agir), Já os deputados Jamil Calife (PP), Lucas do Vale (MDB), Cristiano Galindo (Solidariedade) e José Machado (PSDB) participaram do encontro de forma online.
Outros projetos aprovados
Projeto nº 102/23 – Amilton Filho (MDB) – Garante o direito a acompanhante no pós-operatório aos pacientes submetidos a mastectomia e quadrantectomia na rede pública ou privada de saúde do Estado de Goiás. Distribuído à relatoria do deputado José Machado.
Projeto nº 432/23 – Rosângela Rezende (Agir) – Institui a Semana Estadual de Conscientização do Ovário Policístico (SOP). Distribuído à relatoria do deputado José Machado.
Projeto nº 451/23 – Paulo Cezar Martins (PL) – Institui a Política Estadual Adote a Saúde. Distribuído à relatoria da deputada Rosângela Rezende.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias