O deputado Virmondes Cruvinel (UB) propôs projeto de nº 1531/23, para instituir a Política Estadual de Fomento à Economia de Cooperação. O objetivo da propositura é promover o desenvolvimento econômico, através da valorização e do fortalecimento das cadeias produtivas dos municípios goianos.
O parlamentar destaca que o Estado de Goiás é caracterizado por uma economia diversificada, conta com forte presença da agroindústria, da mineração, da indústria de transformação e do setor de serviço, que apesar do crescimento econômico observado nas últimas décadas, persistem desafios importantes, tais como a concentração de renda, a desigualdade regional e a vulnerabilidade de setores da economia a crises econômica e ambientais.
A ideia inicial da propositura é que as cooperativas desenvolvam de forma estratégica a valorização da diversidade produtiva, promovendo a inclusão econômica e social, que contribui para a redução das desigualdades fortalecendo a economia local e de suas cadeias produtivas locais, para a construção de uma economia mais justa, solidária e sustentável.
O projeto tem o intuito de integrar ações de políticas públicas podendo ser realizados por convênios ou parcerias de ajustes ou contratos realizando troca de informações e experiência para a elaboração de estudos e pesquisas. As ações realizadas pelo Poder Executivo deverão abordar temas de gestão de empreendimentos cooperativos e associativos, elaboração e implementação de projetos de cooperação, inovação e sustentabilidade, boas práticas de governança e gestão democrática e educação financeira e acesso a crédito.
O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego e está sendo relatado pelo deputado Issy Quinan (MDB).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias