InícioAlegoBia de Lima e Adriana Accorsi defendem reformulação cidadã do novo Ensino...

Bia de Lima e Adriana Accorsi defendem reformulação cidadã do novo Ensino Médio

Durante a audiência pública que aborda a democratização do novo Ensino Médio, a deputada petista, Bia de Lima, e sua colega de partido, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi, deram boas-vindas aos participantes e fizeram sua defesa do que consideram ideal para esse nível educacional. O encontro tem lugar no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, na tarde desta segunda-feira, 5.

A legisladora estadual, que é presidente da Comissão de Educação da Casa de Leis, espera que a audiência forneça contribuições ao Ministério da Educação, colaborando com a sua tarefa de orquestrar a revolução na educação pretendida pelo Presidente Lula. “Revolução essa que vai além de um Ensino Médio que garanta o direito inalienável de acesso dos estudantes a uma educação cidadã e de qualidade, que combine a educação científica e propedêutica com a educação profissional, a exemplo dos nossos institutos federais de educação. Sem esse Ensino Médio não haverá a pretendida revolução na educação”, observa.

De acordo com Bia de Lima, apenas uma educação que não discrimine os mais vulneráveis, que não destine a estes um conhecimento raso e apenas técnico, é que pode proporcionar ao aluno e à aluna a tomada de decisões e reconhecimento de seu papel e de seu lugar, nunca subalterno, sempre protagonista, na sociedade. “A nossa tarefa de garantir que o saber acumulado pela humanidade seja socializado com os nossos alunos e alunas não começa no Ensino Médio, que é um rito de passagem e também exige toda nossa atenção e cuidado”, argumenta.

Já Adriana Accorsi tem a expectativa que audiência aprofunde a reflexão sobre como deve ser o novo Ensino Médio e que seus subsídios enriqueçam a elaboração do Fórum Nacional da Educação, retomado pela atual gestão federal. “Como parte desse diálogo e enterrando um período de trevas e de agressão à educação e aos trabalhadores da área, realizamos na Câmara Federal, dia 17 de maio, um importante seminário sobre o novo Ensino Médio. E reafirmo aqui o meu compromisso com a educação de Goiás e do Brasil, e a minha defesa de um Ensino Médio que seja democrático, cidadão e atenda aos interesses desse povo guerreiro da educação, a quem rendo o meu respeito, estendido aos estudantes e à luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego)”, afirma.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA