No Seminário Estadual de Políticas Culturais, realizado nesta sexta-feira, 2, na sede da Assembleia Legislativa, o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Casa, Juliano Santana, destacou que o evento terá um “viés muito técnico e didático” a respeito da captação de recursos via leis de incentivos, contribuindo para aprimorar os projetos culturais apresentados em Goiás.
O presidente da associação dos secretários e gestores municipais de cultura de Goiás, Divino Allancaster, falou em seguida. Ele destacou que muitos municípios goianos não têm, ainda, um conselho de cultura, algo crucial para o processo de captação de recursos. “São poucos os gestores que entendem que cultura não é gasto, é investimento”, afirmou.
Divino afirmou que é preciso mudar esse pensamento. “A cultura é intrínseca ao ser humano. Fica aqui o meu apelo ao estado de que esses editais sejam facilitados para que cheguem na ponta.”
O gestor informou que a associação presidida por ele está em mais de 50 municípios do estado, mas enfrenta dificuldades para ser ouvida no interior. “A cidade que quiser participar da associação, sinta-se à vontade para nos procurar”, disse, afirmando que toda a diretoria da associação se faz presente no evento.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias