Bombeiros de Sergipe participam de Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
27 de outubro de 2025, 13:31
Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, realizado no âmbito do I Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (CONESV), em Serra/ES. O evento, reuniu profissionais de todo o país e foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), com o objetivo de fortalecer a integração entre órgãos de segurança pública, saúde, trânsito e instituições acadêmicas, compartilhando experiências e ampliando o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras no atendimento pré-hospitalar e resposta a emergências.
A delegação de Sergipe foi composta por sete militares, sendo chefiada pelo coronel BM Max Meneses, e integrada pelo capitão BM José Roberto Mesquita, 2º tenente BM Levy Almeida, subtenentes BM Perla Vieira e José Cordeiro e as soldados BM Itamires Menezes e Milena Araújo. Durante o desafio, os bombeiros sergipanos atuaram em simulações realísticas de resgate veicular e outros traumas. De acordo com o tenente Levy, a experiência foi uma oportunidade enriquecedora de atualização profissional e troca de vivências com bombeiros de todo o país.
“Voltamos com novos conhecimentos que certamente serão aplicados no dia a dia das nossas operações em Sergipe. Tivemos a satisfação de ser a primeira equipe do CBMSE a participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma. Representar nossa corporação em um evento de tamanha relevância foi uma grande honra e uma oportunidade valiosa para aplicar e conhecer técnicas voltadas ao atendimento de ocorrências de resgate veicular e trauma”, destacou o tenente.
A participação do CBMSE em eventos desta natureza fazem parte das políticas de valorização profissional e capacitação continuada da corporação, visando o aprimoramento técnico da tropa.
Para a soldado Milena, o evento foi importante para testar as habilidades e táticas de equipes de resgate de diversos estados brasileiros. “Foi uma experiência inspiradora. O congresso proporcionou uma visão ampliada sobre segurança viária e atendimento a emergências, fortalecendo nosso compromisso com a preservação da vida e o serviço de qualidade à população sergipana”, afirmou.
O CONESV surgiu como uma iniciativa estratégica do CBMES, alinhada às políticas nacionais de redução da letalidade no trânsito e prevenção de acidentes. A programação contou com palestras, workshops e simulações de acidentes automobilísticos, abordando temas como inovação tecnológica, segurança automotiva, gestão de emergências e salvamento veicular.
Por: Ascom/CBMSE
