Ivatuba e Dois Vizinhos recebem atividades da Carreta da Inovação nesta semana

Publicado em: 27/10/2025 13:59

Entre esta terça e sexta-feira (18 e 31), os municípios de Ivatuba, na região Norte, e Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, recebem a Carreta da Inovação, projeto itinerante da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia). A ação percorre o Estado levando atividades gratuitas voltadas à tecnologia, ciências, lazer e empreendedorismo. A programação acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h.

A iniciativa, que já passou por 72 cidades, é realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Em Ivatuba, o projeto atenderá na Rua Gleba Paiçandu, nº 80, na Zona Rural. Já em Dois Vizinhos, a Carreta da Inovação ficará estacionada na Avenida Rio Grande do Sul, nº 68.

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que o projeto ajuda a fortalecer a cultura da inovação em todo o Estado. “Estamos fazendo com que a inovação alcance todos os cantos do Paraná, estimulando a criatividade e o interesse de jovens pelo universo da tecnologia.”

Adaptados como salas de aula, os dois caminhões são equipados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital. Os espaços podem receber aulas, cursos e workshops sobre diversas temáticas.

ATENDIMENTO – A Carreta da Inovação tem como objetivo tornar o acesso à inovação e a novas tecnologias mais fácil para a comunidade paranaense, por meio de oficinas, workshops, palestras e experiências práticas. Nos últimos 10 meses as duas unidades itinerantes, juntas, receberam mais de 60 mil visitantes. Até o final de 2025 a expectativa é que a iniciativa chegue a mais de 80 municípios atendidos.

Os próximos destinos podem ser conferidos no perfil da Seia no Instagram.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário