ECI Serveliano de Farias, de Caraúbas, é finalista no Prêmio Nacional Liga STEAM

Publicado em: 27/10/2025 13:34

O projeto “Tecendo Saberes: Inspirações Tradicionais para Soluções Sustentáveis na Captação e Tratamento da Água da Chuva” da ECI Serveliano de Farias Castro da cidade de Caraúbas, localizada no Cariri paraibano, está entre os dez finalistas no Prêmio Nacional Liga STEAM – Sociobiodiversidade, Culturas Vivas e Comunidades Sustentáveis. A apresentação e premiação dos projetos STEAM vencedores será no dia 03 de novembro de 2025, em Brasília.

Participam do projeto 31 estudantes da 3ª série do Ensino Médio coordenados pelo professor Alef Bruno dos Santos e o objetivo do projeto foi trabalhar a sociobiodiversidade e culturas vivas. Devido a escassez hídrica na localidade relatada pelos moradores, além da precariedade da qualidade da água, o projeto tem a inspiraram a criação de um modelo de telhado adaptado às condições do semiárido brasileiro, com formato em “V”, capaz de captar um volume maior de água da chuva em comparação aos modelos convencionais. Esse telhado está associado a um sistema de escoamento e filtração utilizando materiais de baixo custo, promovendo uma alternativa sustentável e acessível para as famílias da região.

“A proposta teve como foco os saberes ancestrais como ponto de partida, sendo desenvolvida a partir de uma vivência sensorial e afetiva com moradores da comunidade, que precisam esperar as chuvas ou caminhar longas distâncias atrás de água e cavar poços. Foram construídos protótipos comparativos de dois sistemas: o convencional, já utilizado em moradias do semiárido, e o modelo ideal, desenvolvido pelos estudantes como alternativa inovadora para essa realidade”, frisou o professor, Alef Santos.

O Prêmio Nacional Liga STEAM é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, com consultoria técnica da Tríade Educacional, que reconhece e valoriza a implementação da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas públicas brasileiras. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM em sala de aula, permitindo que professores e estudantes criem possíveis soluções sobre temas relevantes para a sociedade, com foco na sustentabilidade e educação ambiental.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Compartilhar

Faça um comentário