InícioDISTRITO FEDERALMais de 500 jovens concluem cursos de qualificação profissional

Mais de 500 jovens concluem cursos de qualificação profissional

Em noite de festa, mais de 500 alunos dos Centros de Juventude de Ceilândia, de Samambaia Norte e da Estrutural participaram da formatura das oficinas e cursos gratuitos. A cerimônia, que aconteceu no último sábado (30), lotou a quadra de esportes do CCM Centro Educacional 7 de Ceilândia com a presença de jovens, famílias, professores e autoridades.

Apresentação dos jovens da oficina de violão | Foto: Divulgação/Sejuv

O palco do evento contou com apresentações e depoimentos dos jovens, além da entrega dos certificados de capacitação e qualificação para as turmas de oficinas de violão, empregabilidade, karatê, breakdance/hip-hop, técnicas avançadas e práticas do cuidar, cozinha de sucesso, muay thai, biojoias e teatro, e também dos cursos profissionalizantes de assistente administrativo e massoterapia.

Mesmo durante a pandemia, o Centro de Juventude não parou. Para superar as restrições impostas pelas medidas de isolamento social, foram oferecidos atendimentos na modalidade de Ensino a Distância em cozinha de sucesso, cuidador de idoso, empregabilidade e teatro. Ao todo, 3.364 jovens foram capacitados nesse período, mas receberam individualmente seus certificados. Com o avanço da vacinação, tornou-se possível a comemoração presencial das turmas no primeiro semestre de 2022.

Parceria da Secretaria de Juventude do DF e da Agência de Transformação Social (Iecap), os centros de Juventude atendem jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Em cinco anos de funcionamento, as unidades de Ceilândia, da Estrutural e de Samambaia Norte formaram mais de 16 mil alunos.

Nos locais são oferecidos gratuitamente cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde, desenvolvimento socioemocional, esporte e lazer, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.

“O Centro de Juventude é uma política pública efetiva, que gera transformação na vida dos jovens que por ali passam. Temos orgulho de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em cada unidade. Acreditamos que esse é o caminho certo”, destaca a secretária de Juventude do Distrito Federal, Luana Machado.

*Com informações da Sejuv

 

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA