Atuação integrada da PMSE garante a segurança da Prova Nacional Docente (PND) em Sergipe
Para assegurar a coordenação centralizada de toda a operação, uma Sala de Situação foi ativada no Quartel do Comando Geral
A Polícia Militar de Sergipe empregou um planejamento estratégico neste domingo (26), para garantir a segurança e a lisura da aplicação da Prova Nacional Docente (PND) no estado. A operação, parte de um Plano de Atuação Integrada, mobilizou 45 policiais militares e cobriu 12 municípios sergipanos onde o exame foi realizado.
O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para avaliar a formação de futuros professores e auxiliar estados e municípios na seleção de docentes. Em Sergipe, 19.335 candidatos se inscreveram para realizar a prova em 49 locais de aplicação, sendo 25 na área do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC) e 24 na área do Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI).
A operação da PMSE foi iniciada nas primeiras horas da manhã para assegurar que todo o material chegasse aos destinos em segurança. A primeira das 12 rotas de distribuição (sete no interior e cinco na capital/Grande Aracaju) teve início às 07h30, partindo do Centro de Transporte Operacional dos Correios, localizado na rua Alagoas, em Aracaju.
Presente no centro de distribuição, o capitão Tavares, um dos responsáveis pela supervisão da escolta, destacou o objetivo da missão. “Estamos aqui no Centro de Distribuição Logística dos Correios na rua de Alagoas a fim de realizar o acompanhamento e a segurança do deslocamento das provas do PND e garantir também a segurança no entorno das escolas onde serão realizadas as provas”, afirmou o oficial.
Para assegurar a coordenação centralizada de toda a operação, uma Sala de Situação foi ativada no Quartel do Comando Geral (QCG), em Aracaju, desde as 06h30. O espaço permitiu o acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo, em comunicação direta com outras entidades envolvidas.
O tenente-coronel Clarkson Brito, operador do sistema de monitoramento na sala, explicou o funcionamento da central. “Estamos aqui na Sala de Situação da Polícia Militar de Sergipe, onde está funcionando a Central de Monitoramento da prova com as diversas entidades envolvidas, a exemplo do Inep, da Fundação Getúlio Vargas e dos Correios”, ressaltou.
“Daqui estamos monitorando toda operação através de um conjunto de ações, monitorando entrega ponto a ponto durante essa realização do PND. Com isso, a gente tem uma consciência situacional de tudo que ocorre nesse evento, para que dessa forma qualquer incidente que por acaso venha acontecer a gente possa fazer a melhor tratativa possível e resolver no menor tempo”, concluiu o tenente-coronel Clarkson Brito.
A atuação da PMSE se estendeu durante toda a tarde, com policiamento ostensivo no entorno dos 49 locais de prova, garantindo a tranquilidade dos candidatos desde a abertura dos portões às 12h até o encerramento do exame, às 18h30. Após o recolhimento, programado para as 19h, as equipes policiais iniciaram a Rota Reversa, escoltando os malotes de volta ao centro de distribuição, assegurando a integridade do processo até sua conclusão.






