Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Macapá, em parceria com Governo do Estado e a Faculdade Anhanguera, iniciou a testagem para pacientes com sintomas leves de Covid-19. A atividade acontece na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e o local passa a ser um ponto fixo destinado a pacientes com sintomas leves. No local também será possível retestes.
A iniciativa busca reduzir o fluxo nas unidades de urgência e emergência e ampliar os pontos para testagem na capital.
A secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré, explica que os testes feitos no local também seguirão uma série de critérios.
“Pacientes com coriza, febrícula, tosse esporádica e sintomas gripais serão atendidos na quadra, mas neste local não temos o atendimento médico. Se o teste for positivo, o paciente será encaminhado para um unidade de referência de Covid-19”, esclarece a secretária.
Para aposentada, Valdenora Brito, 78 anos, o realização do exame contra a Covid-19 representa alívio.
“Estou com suspeita da doença e por isso vim fazer o teste. Essa é uma forma da gente se proteger e proteger o próximo”, diz a aposentada.
Reteste
O exame será ofertado a pacientes com 5 dias de evolução da doença e que já estejam há 24h sem sintomas. Os pacientes que possuem atestado médico de 7 a 10 dias não precisam fazer o procedimento novamente.