InícioPARANÁ29 adolescentes das unidades socioeducativas participam do Exame Nacional do Ensino Médio

29 adolescentes das unidades socioeducativas participam do Exame Nacional do Ensino Médio

No Paraná, 29 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade estão participando das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os jovens estão nas Unidades de Cascavel II, Joana Miguel Richa (Curitiba), Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Campo Mourão. As provas seão aplicadas nas próprias unidades no próximo domingo (16).

De acordo com o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, viabilizar o acesso à educação para esses jovens contribui para o processo de ressocialização. “A educação é uma ferramenta poderosa que promove transformações profundas na vida das pessoas”, disse o secretário. “Aplicar o Enem nas unidades socioeducativas possibilita que os adolescentes tenham acesso a novas possibilidades de futuro”.

Para o chefe do Departamento de Socioeducação da Secretaria de Justiça, David Pancotti, o Enem é um acesso a mais para os adolescentes chegarem ao ensino superior. “Contribui muito no fortalecimento do processo de ressocialização”, afirmou.

Os adolescentes que possuem o ensino médio completo poderão utilizar o desempenho no Enem para acessar o ensino superior no Sistema de Seleção Unificada (SISU), no qual instituições públicas oferecem as vagas, e, também, mediante programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior.

Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, considerados “treineiros”, poderão utilizar os seus resultados individuais para a autoavaliação de conhecimentos. Além disso, a pontuação poderá ser utilizada pelos candidatos como instrumento de acesso às vagas no mercado de trabalho, para os casos em que o desempenho no Enem possa ser utilizado como critério de seleção.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do Enem será neste domingo (16), com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Na primeira etapa, realizada no último dia 9, os participantes responderam sobre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, com o tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”. 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

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