Foi apresentado à Assembleia Legislativa o projeto nº 8268/21, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD), cujo objetivo é instituir o Programa Estadual de Fomento para o Desporto de Pessoas com Deficiência.
A iniciativa pretende promover e desenvolver o desporto dos cidadãos goianos com deficiência, através de políticas desenvolvidas pelos órgãos competentes de esporte e desenvolvimento social. A propositura também autoriza o Poder Executivo a utilizar e adaptar equipamentos esportivos no estado e firmar parcerias para viabilizar o acesso em clubes locais.
Com a matéria, Calil pretende implementar o bolsa-atleta, voltado às pessoas com deficiência e expandir o atendimento aos atletas paraolímpicos goianos. As despesas serão custeadas com arrecadação de dois por cento da arrecadação bruta de concursos de prognóstico e loterias estaduais.
Para justificar a proposta, Calil estabelece que o projeto visa estimular o esporte de pessoas com deficiência, como medida de inclusão social. Além disso, o deputado também expõe a importância da atividade física, sobretudo para as pessoas com deficiência, no aprimoramento da força. Agilidade, coordenação motora e equilíbrio.
A matéria será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e se aprovada vai a duas votações em Plenário.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias