Suzana Mont’Alverne – Ascom Sesa – Texto
Ao todo, passarão pela capacitação cinco policlínicas e cinco Centros de Especialidades Odontológicas
Entre as estratégias adotadas para o fortalecimento da assistência em saúde do Ceará, está a preparação das unidades de média complexidade para a acreditação na metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (PROEXMAES II), vem atuando para que dez unidades obtenham a certificação de qualidade.
Atualmente, há cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) – Russas, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca e Canindé – e cinco policlínicas – Russas, Limoeiro do Norte, Caucaia, Baturité e Aracati – sendo capacitados. “A acreditação impactará diretamente no atendimento à população e na eficácia de atendimento e fluxo da unidade”, avalia o coordenador da UGP, Domenico Abbate. A preparação é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue até abril de 2022.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde
Estão em andamento as oficinas voltadas para a gestão de risco com diretores e técnicos dos equipamentos. Além de cursos, a Sesa realiza visitas técnicas de monitoramento. A pasta possui uma equipe capacitada e à disposição das unidades em avaliação. “A Secretaria tem o objetivo de certificar todas as unidades de saúde que estão sendo trabalhadas”, destaca a gerente de projetos Valéria Viana.
Policlínicas e CEOs
As policlínicas regionais têm atendimento multiprofissional e com várias especialidades médicas: Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-Ortopedia, Angiologia, Endocrinologia e Neurologia. Contam ainda com apoio técnico de Enfermagem, Farmácia Clínica, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
Os CEOs regionais ofertam serviços de média complexidade em endodontia, prótese, periodontia e ortodontia, e dispõem dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como radiologia periapical, interproximal e panorâmica (com captação digital), biópsias e próteses dentárias. Em 2016, o Estado teve o primeiro serviço de Odontologia certificado pela ONA, no CEO de Cascavel.
Fonte: Governo do Estado do Ceará