Programa de turismo inclusivo de Roraima é apresentado na Expo Abav 2025

Publicado em: 09/10/2025 15:48

Roraima ganhou destaque na Expo ABAV 2025 ao apresentar o programa de turismo inclusivo voltado para o público autista, uma iniciativa apoiada pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). No primeiro dia do evento, o projeto Turistea lançou um curso online totalmente gratuito para capacitar profissionais do trade turístico nacional no atendimento especializado a pessoas autistas.

O curso vai oportunizar a capacitação de profissionais da atividade turística no atendimento especializado para o público autista, de qualquer parte do Brasil. A iniciativa é realizada pelo Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima) e conta com o apoio da plataforma Escolegis (Escola do Legislativo) da Assembleia Legislativa de Roraima que oferece a capacitação totalmente gratuita para todas as pessoas interessadas no tema.

O diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, enalteceu a ação que gera oportunidade para todos os públicos no turismo. “Estamos muito felizes em apresentar essa experiência exitosa de muito sucesso e inclusão e de geração de novas oportunidades de negócios para todo o trade turístico Nacional”, disse.

Segundo Jane Lira, coordenadora do projeto nos seus dois anos de existência o Turistea já capacitou mais de 130 profissionais e realizou 10 passeios guiados e estruturados voltados a crianças e adolescentes autistas, unindo lazer, acessibilidade e conscientização. “O projeto tem como propósito promover um turismo verdadeiramente inclusivo, onde pessoas neuroatípicas e suas famílias possam vivenciar experiências acolhedoras, adaptadas e humanizadas”, disse.

Ela informou que o curso de capacitação online em turismo inclusivo está em processo de gravação para disponibilização ao público interessado. O projeto também participou do pitch do Sebrae, destacando-se entre as iniciativas inovadoras com impacto social.

A iniciativa foi apresentada também na 4° Assembleia Geral Extraordinária do Fórum Nacional de Secretário de Dirigentes de Turismo, por meio do Diretor de Turismo Bruno de Brito, fortalecendo o diálogo sobre acessibilidade e inclusão no setor.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Compartilhar

Faça um comentário