O órgão de defesa ao consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou no aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) pelo apagão que ocorreu na segunda-feira (04), quando o APP ficou fora do ar por mais de 5 horas. Falha que interrompeu também o Instagram e Facebook.
Devido aos prejuízos causados em diversas pessoas pela interrupção do aplicativo, o Procon de São Paulo quer que o WhatsApp explique os motivos que levaram à queda.
O Procon afirma que problemas internos não isentam a responsabilidade do APP, exceto em falhas externas.
“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
O diretor afrmou também que o usuario que se sentiu prejudicado com a queda da plataforma, deve aguarar informações do WhatsApp ao Procon.
Em nota ao portal G1, o aplicativo de mensagens instantâneas afirmou a importância do aplicativo e que ainda não tem conhecimento da notificação do Procon, porém está a disposição para prestar esclarecimentos.
“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários”.
Em nota o Facebook explicou que o motivo da queda das redes sociais foi uma falha interna nas configurações dos seus routers, onde passou por uma alteração nos roteadores de backbone, responsáveis pelo tráfego de rede.
Essa falha impediu a comunicação entre os serviços do Facebook, provocando assim a interrupção dos aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram.