Carreta do programa “Agora tem Especialistas” atenderá mais de mil mulheres em Floriano e região
O município de Floriano recebeu, nesta sexta-feira (23), a primeira unidade no Piauí das Carretas da Saúde da Mulher, que compõem o programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Os veículos adaptados visam ampliar a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero para pacientes do SUS que aguardam atendimento na rede.
Durante 30 dias, mulheres residentes nas regiões do Vale dos Rios Piauí, Itaueira e Alto Parnaíba, que forem reguladas para atendimento na carreta, terão acesso a serviços como: consulta de triagem e ginecológica, mamografia, ultrassom das mamas, pélvico e transvaginal. O principal objetivo é reduzir o tempo de espera dessas pacientes no SUS.
“Essa é a integração entre a atenção primária e o atendimento especializado. Assegurar um acompanhamento completo, desde a triagem até a devolução dos resultados aos municípios, garante uma assistência mais rápida, eficaz e resolutiva”, destaca Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
Durante a permanência da carreta em Floriano, a estimativa é de que 60 mulheres sejam atendidas por dia, totalizando mais de 1.000 atendimentos. A iniciativa fortalece as ações da campanha Outubro Rosa no estado, promovendo cuidados com a saúde da mulher e incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Serão 33 municípios piauienses beneficiados neste primeiro momento. As mulheres reguladas terão acesso a serviços que possibilitam uma investigação mais completa, o fechamento de diagnóstico e o encaminhamento adequado para continuidade do cuidado”, explica Jerzey Timóteo, secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Após a finalização dos atendimentos, os resultados serão encaminhados aos municípios de origem das pacientes, permitindo os devidos encaminhamentos com base em cada caso.


