Simples e barata, a Honda Pop 110i 2021 é a moto mais barata do Brasil e continua a ser um instrumento pelo qual a marca japonesa busca desde clientes iniciantes ou de baixa renda até aqueles com alto poder aquisitivo e experiência.
Considerada “pé-de-boi”, a Pop se tornou uma moto bastante popular em todo o Brasil, sendo mais vendida que a Honda CG em algumas regiões. Com preços de R$ 7.330, a street cub foca no custo e na economia.
Desenvolvida para oferecer o necessário em condução, é mais um meio de transporte que uma moto de lazer, tendo vários atributos em sua missão, mas desprovida totalmente de atração visual. A ideia é ser básica, mas não feia exatamente.
Na linha 2021, a junção das cores branca e vermelha, do banco duplo, sendo ainda oferecida nas cores preta e vermelha, ambas com o assento em cor preta. Tão discreta, não tem faixas decorativas e cores variadas, com seu nome pouco visível.
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Para consumidores que querem pagar menos em uma moto, a Honda Pop 110i 2021 é a única opção depois dos ciclomotores, bem mais limitados (e alguns casos, é claro). Robusta e confiável, a pequena da Honda tem ciclística boa.
Honda Pop 110i 2021 – novidades
Derivada da Honda Biz 110i, a Pop fica bem abaixo da Honda CG 160 Start, assim a porta de entrada da marca japonesa em seu extenso lineup no Brasil, onde detém 75% das vendas de motocicletas, algo inexistente no resto do mundo.
Bem mais simples que a Biz, a Pop compartilha o motor OHC de 110 cm³, quatro tempos e de refrigeração a ar, incorporando injeção eletrônica, mas somente abastecido com gasolina. No lugar da partida elétrica, o velho pedal.
O câmbio é de quatro marchas, mas no lugar de um sistema semiautomático, como na Biz 110i, a Honda Pop 110i 2021 vem com embreagem manual comum, se comportando como uma street nos moldes da CG e não de uma cub.
Como tal, ela apresenta com tanque rebaixado e integrado à carenagem única, que se estende desde o banco traseiro e rabeta, até o corpo do farol de estilo diamante. Vincos acentuados marcam as carenagens frontal e laterais.
Na frente, a roda tem aro raiado de 17 polegadas com freio a tambor de 110 mm. O para-lama é alto e na cor da moto, tendo ainda bengalas da suspensão desprotegidas, enquanto a traseira tem dois amortecedores com molas helicoidais.
A Pop também tem roda raiada, mas de aro 14 polegadas. O freio traseiro também é a tambor com 110 mm, sendo que os dois são combinados no sistema (obrigatório) CBS, enviando 70% da força de frenagem para a roda traseira.
Muito simples, o painel tem apenas velocímetro analógico e luzes-espias, inclusive para falha de injeção/motor e reserva de combustível. Seu tanque tem somente 4,2 litros, sendo um litro de reserva. Os retrovisores são redondos e simples.
Com guidão alto, banco amplo e pequeno compartimento que cabe um capacete sob o assento, a Honda Pop 110i 2021 tem completa seu visual minimalista com lanterna embutida e piscas embutidos, além de farol fixo no quadro, como o painel.
O escapamento é o mesmo da Biz 110i, tendo protetor metálico e pedais de garupa na balança. Com garantia de três anos, a Honda Pop 110i 2021 tem sete trocas de óleo gratuitas na rede Honda Motos após a terceira parada.
A Honda Pop 110i 2021 tem como novidades a nova combinação de cor branca com banco vermelho, tendo ainda o nome do modelo em adesivo lateral de baixo-relevo, pouco perceptível.
A Pop continua a oferecer o banco preto nas pinturas vermelha e preta, mantendo a ausência de faixas decorativas e outros adornos. Com preço de R$ 7.330, adiciona uma novidade interessante, uma textura exclusiva no banco.
Esta vem com elementos hexagonais, imitando uma colmeia e garantindo maior aderência do corpo de piloto e passageiro durante as frenagens, que possuem o sistema CBS de atuação simultânea dos freios dianteiro e traseiro.
Com isso, a Honda Pop 110i 2021 fica mais conforto e segura ao dirigir, introduzindo ainda um visual mais leve e agradável pára o dia a dia de trabalho e lazer. A Pop é muito usada também por motofretes e mototaxistas.
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Honda Pop 110i 2021 – detalhes
A Honda Pop 110i 2021 tem frente com farol em estilo diamante com carenagem integrada, assim como piscas embutidos nas laterais. A carenagem acompanha todo o quadro tubular Diamond, com tanque integrado de 4,2 litros.
A Pop tem ainda carenagens laterais na mesma cor da moto, assim como adesivos de baixo-relevo com a identificação do produto. Tem ainda rabeta preta com cobertura envolvente da lanterna simples, assim como dos piscas embutidos.
Na frente, a parte superior da carenagem do farol é preta e fica junto ao painel simples, com velocímetro e hodômetro total, tendo ainda luzes-espia para piscas, neutro, motor/injeção, farol alto e reserva de combustível.
O banco amplo tem revestimento texturizado em elementos hexagonais e nas cores preta e vermelha (pintura branca), tendo ainda alças laterais para o garupa e acesso ao compartimento do reservatório do combustível.
A Pop 110i tem ainda um compartimento para capacete e capa de chuva, além de guarda-ferramentas. O banco tem trava com chave lateral, assim como o guidão tem trava sob a carenagem central. A chave da ignição eletrônica fica no painel.
O para-lama dianteiro é alto e na cor da moto, com a suspensão de garfo telescópico com bengalas e molas internas com amortecedores, tendo 100 mm de curso. O freio a tambor tem sistema CBS e 110 mm de diâmetro.
A roda dianteira é de aço cromado com raios múltiplos e pneu 60/100 M17. Já a roda traseira tem aro 14 polegadas, sendo raiada também e com tambor de freio de 110 mm, tendo sistema CBS. O pneu é 80/100 M14.
A suspensão traseira tem balança bi-choque com duas molas e amortecedores, além de barra estabilizadora. Na Pop 110i, a tração é por corrente DID com coroa e pinhão, tendo ainda protetor da mesma e para-fusos de ajuste da tensão.
O motor tem acabamento metalizado e sem cobertura, assim como o pedal do freio e pedal de partida, sem barra de proteção. As pedaleiras do piloto são pretas e as do passageiro são presas na balança de suspensão.
Junto à roda traseira, há um pequeno para-lama, que complementa o principal, bem vertical e com suporte da placa, além de refletor. A iluminação da placa provém da lanterna traseira. O escapamento é preto fosco, mas o protetor é cromado.
Já o guidão de tubo cromado, vem com manoplas pretas, assim como as manetes, incluindo ainda dois espelhos retrovisores circulares ajustáveis, comandos de faróis, piscas, corte de corrente e buzina. O descanso é lateral apenas.
Honda Pop 110i 2021 – versões
A Honda Pop 110i 2021 tem somente uma versão disponível no mercado motociclístico nacional. Ela nunca teve outra variação, dado que sua proposta sempre foi ser simples ao extremo e oferecer apenas o necessário para o consumidor.
Por isso, a Pop tem somente uma opção no mercado, contudo, ela oferece três opções de cores e duas combinações, que ajudam a tornar o produto mais atraente. Nesse caso, são as cores branca, vermelha e preta. Banco preto ou vermelho.
Honda Pop 110i 2021 – equipamentos
Honda Pop 110i 2021 – Motor de 110 cm³ com câmbio de quatro marchas, embreagem, freios a tambor com sistema CBS, para-lama dianteiro alto, para-lama interno traseiro, para-lama traseiro, pedal de partida, espelhos retrovisores redondos ajustáveis, carenagem integral superior, piscas embutidos, farol simples, lanterna simples, trava de guidão, trava de banco, bagageiro para capacete e capa de chuva, rodas raiadas aros 17 polegadas na frente e 14 polegadas atrás, pneus 60/100 M17 na frente e 80/100 M14 atrás, escape preto fosco com protetor cromado, banco duplo com texturização exclusiva, descanso lateral, entre outros.
Honda Pop 110i 2021 – preço
- Honda Pop 110i 2021 – R$ 7.330
Honda Pop 110i 2021 – motor
A Honda Pop 110i 2021 usa o mesmo motor da Biz 110i, sendo um monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e comando no cabeçote (OHV), tendo duas válvulas acionadas por corrente. O cilindro tem aletas de resfriamento.
Com posição inclinada e sustentado por cima, o motor de 109,1 cm³ tem saída de escape inferior e admissão superior, com duto para injeção eletrônica PGM-Fi, usando somente gasolina. O motor tem ignição eletrônica, mas a partida é a pedal.
O diâmetro x curso do motor 110i é de 50,0 mm x 55,6 mm, tendo ainda taxa de compressão de 9,3:1. Tendo isso, ele entrega 7,9 cavalos a 7.250 rpm e 0,90 kgfm a 5.000 rpm.
A transmissão mecânica cíclica tem quatro marchas e embreagem multidisco banhada a óleo com acionamento por cabo no guidão. A tração é exercida por pinhão, corrente lubrificada e coroa, direto na roda traseira.
Este motor é uma evolução do antigo propulsor das Biz 100 e Pop 100, maior e mais potente, mas com injeção eletrônica, ficou mais econômico e eficiente em emissão de poluentes, adequando-se às normas do Proconve.
Honda Pop 110i 2021 – desempenho
- Honda Pop 110i 2021 – velocidade final de 60 km/h
Honda Pop 110i 2021 – consumo
- Honda Pop 110i 2021 – média de 55 km/l
Honda Pop 110i 2021 – concorrentes
A Honda Pop 110i 2021 não tem mais concorrentes no mercado nacional, considerando sua proposta e cilindrada. Quando chegou ao mercado em 2015, ela tinha duas rivais presentes no mercado: Yamaha Crypton K e Dafra Zig+.
As duas em realidade eram do segmento cub, apesar de a Pop se enquadrar no mesmo. Mas, elas eram mais focadas na Biz 110i que no modelo de entrada da Honda. A Crypton K era a mais próxima, com motor de 114 cm³, 8,2 cavalos e 0,9 kgfm.
Também tinha partida por pedal e câmbio de quatro marchas, mas portava partida elétrica também. A carenagem maior era devido à proposta de ser uma rival da Biz. Já a Zig+ seguia o mesmo caminho de competir com a cub da Honda.
Tinha motor 101,8 cm³ e apenas 7 cavalos, com 0,71 kgfm, mas tendo rodas de liga leve, freio a disco dianteiro ventilado e partida elétrica somente. Assim como a Crypton K, a Zig+ não sobreviveu às variações do mercado nacional.
Honda Pop 110i 2021 – garantia e revisão
A Honda Pop 110i 2021 tem garantia de três sem limite de quilometragem, além de lubrificante gratuito após a terceira revisão, seguindo assim por sete substituições de óleo do motor.
Nas revisões da rede Honda, a Pop passa por inspeção em alguns itens, como pneus, freios, cabos e manetes, pedal de freio, marcha-lenta, leitura da injeção, parte elétrica e estado geral do motor.
São feitas trocas de óleo, ajustes nos cabos e pedais, ajuste de relação coroa-corrente-pinhão, lavagem da moto e entrega com articulações lubrificadas.
Honda Pop 110i 2021 – ficha técnica
Motor | 110 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 109,1 |
Válvulas | 2 |
Taxa de compressão | 9,3:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 7,9 cv a 7.250 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 0,90 kgfm a 5.000 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | 4 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Pedal |
Freios | |
Tipo | Tambores dianteiro e traseiro com 110 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço raiado aro 17 polegadas na frente e aço raiado aro 14 polegadas atrás |
Pneus | 60/100 na frente e 80/100 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 1.843 |
Largura (mm) | 0.745 |
Altura (mm) | 1.033 |
Entre eixos (mm) | 1.234 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 4,2 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 87 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Honda Pop 110i 2021 – fotos
Fonte: Agência Brasil