O Subaru WRX 2022 assume mais uma geração para sua conta e, desta vez, com formas um pouco estranhas, mas nada que atrapalhe a continuação de sua carreira brilhante como carro esportivo de alto nível.
Feito agora sobre a nova plataforma SGP (Subaru Global Platform), o WRX 2022 mantém a inspiração visual em sua frente, mas com músculos na traseira que não dá para encarar de imediato.
Os faróis full LED ficaram mais afilados e pequenos, com as devidas luzes diurnas em “C” e uma grade hexagonal com grelha em estilo colmeia. No capô, a obrigatória entrada de ar do motor, devidamente exposto ao elemento atmosférico.
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Com molduras avantajadas nas laterais, dotadas de faróis de neblina em LED, o Subaru WRX 2022 tem em seu novo para-choque uma grade inferior bem ampla. A carroceria ganhou saias de rodas pentagonais e com molduras de destaque.
Tendo para-lamas dianteiros abaulados discretamente, a Subaru conseguiu disfarçar bem esse volume, porém, na traseira, vincos muito acentuados criam uma base mais larga sob o porta-malas, dando um aspecto estranho ao esportivo.
Dependendo do ângulo, ele até lembra um cupê. Na traseira alargada, as lanternas em LED são totalmente novas e se harmonizam com o conjunto, sendo ligadas por uma guia de luz sobre a tampa do porta-malas.
O para-choque preto anabolizado está condizente com a proposta, tendo quatro saídas de escape e difusor de ar. Por dentro, o Subaru WRX 2022 vem com novo painel, mas ainda ostentando um cluster analógico.
O volante também não evoluiu em estilo, mas a multimídia com tela de 11,6 polegadas, que concentra diversas funcionalidades e projeção para os Android Auto/CarPlay/Alexa.
Já os bancos esportivos da Recaro são uma das peças fundamentais desse bólido da Subaru. Com mudanças estruturais, o WRX 2022 ficou 28% mais rígido e com centro de gravidade rebaixado, além de dispor de uma suspensão 75% mais forte nos pontos de apoios dos braços McPherson e multilink.
A Subaru ainda baixou o peso do WRX 2022 com para-lamas dianteiros de alumínio, assim como usou outros recursos para torná-lo ainda mais direto nas respostas.
O motor boxer 2.4 Turbo chega com 275 cavalos e 35,5 kgfm, o que não é tanto assim para quem esperava por pelo menos 300 cavalos nele e uns 350 cavalos no STI, que agora pode chegar por volta dos 320 cavalos.
A transmissão CVT tem oito velocidades e uma nova calibração para ser 30% mais rápido para subir de marcha e 50% mais para reduzir. Contudo, a caixa manual de seis marchas é o que os puristas gostam e onde é possível explorar melhor o WRX.
A tração integral S-AWD tem vetorização de torque para agarrar nas curvas. A suspensão tem amortecedores ativos que alteram sua calibração de acordo com o modo de condução. Só resta esperar pelo WRX STI.
Subaru WRX 2022 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil