Obras de implantação de rede coletora avançam nos bairros Cacupé e Itacorubi em Florianópolis
Fotos: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) segue avançando na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Saco Grande, em Florianópolis, com o início de dois novos trechos de obras de assentamento da rede de esgoto. No Bairro Cacupé, os trabalhos iniciaram nesta sexta-feira, 24, na Servidão Valmir Leonida. A medida que as obras avançarem poderá ocorrer bloqueios na circulação de veículos para a execução de escavações e movimentação de máquinas. Já no Bairro Itacorubi, as equipes trabalham no início da Rua Adolfo Gonçalves de Aguiar. O local está com trânsito bloqueado no período das 7h às 18h. O acesso poderá ser feito com desvio pela Servidão Manoel Libânio da Costa. Após o horário das obras, a passagem será liberada.
A Companhia segue atuando na região com outras frentes de serviço. Também no Cacupé, as equipes trabalham no assentamento de rede de esgoto na Servidão Antônio Cordeiro; no Bairro Saco Grande, as obras acontecem na Rodovia Virgílio Várzea, na altura do número 244; e no Bairro Monte Verde, as atividades prosseguem na margem direita do Rio Vadik, próximo à Rua dos Sassafrás. Também são executadas obras para implantação da Estação Elevatória na Rua Laélia Purpurata no João Paulo.
Quando entrar em operação, o SES Saco Grande beneficiará aproximadamente 33 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, possibilitando um acréscimo de 3,6% na taxa atual de cobertura de tratamento de esgoto na capital, atualmente em 68,13%. A implantação do sistema de esgotamento sanitário na região têm investimento de R$196 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Ligações à rede ainda não estão autorizadas
A Casan reforça que as ligações domiciliares ao sistema de esgotamento ainda não estão autorizadas. O proprietário da residência deverá esperar a autorização oficial da Companhia que será amplamente divulgada nos canais de comunicação, fatura de água e visitas de agentes do Programa Socioambiental. As ligações feitas antes da conclusão do sistema podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.
Dúvidas e informações
A Casan disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de Whatsapp (48) 991545691.
