A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, na quarta-feira (25), no município de Lima Campos, da audiência pública realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBH – Rio Mearim) e Comissão Organizadora da “I Expedição às Nascentes do Rio Insono”. A audiência pública teve como objetivo promover a realização de debates relacionados à questão hídrica na região, permitindo a inclusão da comunidade ou instituições na discussão.
Durante o evento, o supervisor de Gestão Participativa da SEMA, Gabriel Silva, participou da mesa de abertura e apresentou o papel do Comitê da Bacia Hidrográfica, a importância do programa Procomitês e o atual momento dos Comitês no Maranhão.
O evento teve em sua programação a apresentação do relatório técnico da expedição realizada nas nascentes do Rio Insono e a análise dos resultados e situação do local, que culminou com a exibição do documentário “Nascentes do Rio Insono”, produzido pelo jornalista Joaquim Cantanhêde. Ainda durante a atividade, foram realizados relatos sobre projeto de coleta seletiva e a apresentação de ecopontos como solução para a problemática do lixo. A programação teve um espaço reservado para a interação com o público participante e homenagens realizadas pelos membros do Comitê.
Para o supervisor de Gestão Participativa, Gabriel Silva, “iniciativas dessa natureza apresentam alta relevância, pois o diagnóstico realizado in loco pelo CBH favorece a tomada de decisões em prol da conservação do recurso hídrico, no caso o Rio Insono. A expedição às nascentes do Rio, realizada pelo CBH Mearim, demonstra o comprometimento e o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo comitê, no que tange à sua área de atuação”, frisa.
Estiveram presentes o presidente da CBH Mearim, Darlan Pereira; a assessora de Comunicação da SEMA, Adriana Moraes; o secretário municipal de Meio Ambiente, Jael Darc Alves Meneses e Ferreira; Marcos Monteiro, representante da prefeita de Lima Campos, Dirce Prazeres; Marta Lima, representando o Sindicato dos Servidores Públicos; Chagas Machado, representando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais; o vereador Ney Braga e demais autoridades.
Sobre os Comitês das Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas são entidades colegiadas compostas por representantes do poder público, entidades da sociedade civil e usuários de recursos hídricos. Foram criados com o objetivo de promover debates em torno de questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=317481">>