Deputados concedem Título de Cidadania Sergipana ao empresário Renato Vieira

Publicado em: 24/10/2025 16:32

Em sessão especial realizada nesta sexta-feira (17), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concederam, por unanimidade, o título de Cidadania Sergipana ao empresário e especialista no setor de petróleo e gás, Renato Henriques Vieira Tocantis. A honraria foi formalizada por meio do Projeto de Resolução nº 28/2025 e tem como objetivo reconhecer a significativa contribuição de Renato para o desenvolvimento econômico e social do estado.

“Hoje é um dia muito significativo, em que concedemos este título, homenageando Renato Vieira por seu trabalho e dedicação ao nosso estado, principalmente na área de petróleo e gás. Através da sua empresa e com o apoio de seus colaboradores, ele tem contribuído enormemente para a sociedade e o setor empresarial de Sergipe. Este é um dia importante para prestarmos essa justa homenagem a esse grande empresário que tanto tem feito pelo nosso estado”, destacou o deputado Neto Batalha, autor do projeto.

Trajetória Acadêmica e Profissional

Natural do Rio de Janeiro, Renato Henriques graduou-se em Economia pela Universidade Candido Mendes (UCAM) em 1990. Sua formação acadêmica foi complementada com uma pós-graduação em Comércio Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1994, e uma pós-graduação Executiva em Petróleo, também pela UFRJ, em 2001.

Sua trajetória profissional teve início na Genesis 2.000 Exploração e Produção de Hidrocarbonetos, onde exerceu o cargo de diretor executivo de 1996 até 2020. Durante esse período, Renato desempenhou papel fundamental no fortalecimento da indústria de exploração de petróleo no Brasil. Em 2020, ingressou na Petron Produção de Petróleo e Gás, onde continua a atuar com destaque no setor energético.

Em Sergipe, Renato se destacou pelo envolvimento no projeto Topázio, localizado no Polo Carmópolis. Este projeto tem sido essencial para o crescimento da exploração petrolífera no estado, gerando empregos, atraindo investimentos e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura local.

Em discurso, Renato Henriques relembrou sua primeira visita ao estado. “Quando vim para cá pela primeira vez, em 2005 ou 2006, achei a cidade muito interessante, mas na época os planos não se concretizaram. Naquela época, estávamos buscando propriedades no Campo de Tigre, mais ao norte, mas o projeto não avançou. Depois, desenvolvi atividades no Rio Grande do Norte. Quando concluímos esse trabalho em 2016, recebi o convite para olhar o Campo de Rabo Branco. Foi aí que, efetivamente, minha trajetória em Sergipe começou. Já são oito anos de convivência com o estado, não só na capital, mas também em Santo Amaro das Brotas”, contou.

Lançamento do Livro “Conexões”

Após a cerimônia de entrega da honraria, foi realizado o lançamento do livro ‘Conexões – A Importância de Criar Vínculos na Jornada Profissional’, de autoria da jornalista e escritora Adriana Alcântara, esposa de Renato. “Embora o livro seja focado na minha trajetória como executiva, mulher, atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais da área de comunicação, ele aborda um tema muito relevante, que é a construção de vínculos. Acredito que essa é uma característica que meu marido, Renato, também soube cultivar com maestria aqui em Sergipe. Ele construiu, com muito esforço e dedicação, uma rede de relações que tem sido fundamental para o seu sucesso”, afirmou Adriana.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário