InícioCARROS E MOTOSVW: falha do Passat contribui para um mau resultado na China

VW: falha do Passat contribui para um mau resultado na China

Várias marcas chinesas copiaram carros de fabricantes de renome durante muito anos e a qualidade desses veículos era intensamente ruim, assim como a segurança.

Na China, o baixo custo impera há anos, mas e o que falar de um player de peso do mercado, falhar justamente num de seus modelos mais caros e importantes?

Isso aconteceu com a VW em 2019 e, provavelmente, até hoje o som do impacto ecoa nos resultados da marca alemã por lá. Quem era o infeliz modelo que reprovou no teste de segurança? O Passat 2020, já com MQB e evoluído em relação ao americano.

O sedã feito pela SAIC-VW fracassou num teste do CIRI Auto Technology Institute, um equivalente chinês do IIHS americano, executado pelas seguradoras locais.

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No teste, o Passat local falhou miseravelmente numa avaliação com 25% de área de impacto frontal, aquele que nos states simula um poste, mas que a VW mencionou simular o impacto entre dois carros.

Ainda que o Passat tenha sido aprovado no C-NCAP, a existência do C-IASI se dá porque as seguradoras chinesas não confiam nos testes do tradicional instituto que avalia a segurança dos carros.

Bem, o Passat desintegrou a coluna A do motorista e um arco de teto. A coisa foi tão ruim, que o sedã clássico da VW parecia um clone feito por alguma marca desconhecida na China.

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O vídeo acima mostra como o Passat da SAIC matou o dummie (boneco antropométrico) no teste. Imediatamente, embora o teste não fosse válido para homologação por lá, a VW convocou um time de engenheiros para resolver o problema.

Com um custo de 400 yuans, o que hoje equivalente a R$ 322, a VW adicionou reforços estruturais no Passat para resolver a questão. Isso pode ter resolvido o problema na carroceria, mas o impacto foi sentido mesmo nas revendas.

De cara, o Passat caiu 32% em vendas. A SAIC, responsável pela produção do mesmo, despencou 26%. Isso tudo em 2020, visto que o teste ocorrera em dezembro de 2019. Mas, ainda que a Covid-19 tenha tido efeitos, a média de queda da China foi de 6,8%.

Os chineses não gostaram nada e parece que os resultados mostram isso em 2021. No primeiro semestre, enquanto a SAIC-VW caiu 7,8%, a FAW-VW subiu 23% no período. No geral, o mercado chinês cresceu 29% na época.

E o Passat? Em 2019, ele emplacou 91,4 mil unidades no primeiro semestre. Ficou perto do Accord com 111,9 mil e passou o Camry, com 85,3 mil. Este ano, o Toyota vendeu 91,1 mil e o Honda outros 89,1 mil. Já o VW fez apenas 47,4 mil…

Por lá, a VW ainda amarga um desempenho lento nas vendas da família ID, mas não se sabe se o Passat tem algum peso nisso. De qualquer forma, os ID.4 e ID.6 levam a mesma imagem do sedã detonado no final de 2019.

Abaixo, teste semelhante da IIHS, onde o Passat (NMS antigo) também não se saiu bem, porém, foi “menos pior” que o chinês.

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[Fonte: Reuters]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

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