O Nissan Sentra 2014 foi lançado no mercado brasileiro como a sétima geração do sedã médio da marca japonesa, que chegou importado do México, onde ainda continua sendo feito em Aguascalientes, no estado de mesmo nome.
O Novo Sentra chegou com preços entre R$ 60.990 e R$ 71.990, sendo oferecido em três versões, sendo elas S, SV e SL, sendo a primeira com transmissão manual de seis marchas e as demais com CVT Xtronic.
Equipado com motor 2.0 16V flex, o Nissan Sentra entregava 140 cavalos e 20 kgfm com os dois combustíveis, sendo essa uma característica da marca japonesa no mercado brasileiro, não favorecendo assim o combustível vegetal.
Bem diferente do Sentra anterior, o novo tinha linhas mais conservadoras e elegantes, buscando um ar mais premium, apoiado na semelhança com o Nissan Altima, vendido por aqui também.
Rival de Honda Civic e Toyota Corolla, o Nissan Sentra 2014 trouxe mais atratividade ao portfólio da marca, que viu o modelo chegar ao terceiro lugar no segmento de sedãs médios, perdendo apenas para a dupla conterrânea feita aqui.
Maior que o antigo, o Novo Sentra media 4,62 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,51 m de altura e 2,70 m de entre eixos, garantindo assim ótimo espaço interno e um porta-malas com 503 litros de espaço.
Ainda mantendo uma carroceria alta, o Sentra seguiu as regras japonesas e conteve sua largura, algo bem nítido nos modelos de marcas nipônicas, devido às regras daquele país.
Com linhas fluidas e curvilíneas, o Nissan Sentra chegou com faróis duplos e luzes diurnas em LED, assim como lanternas grandes e igualmente com diodos emissores de luz. A grade V-Motion se destacava, assim como as maçanetas cromadas.
O Sentra vinha ainda com discretos faróis de neblina, retrovisores com repetidores de direção e alguns cromados para destacar mais o elegante sedã. Ele também trazia belas rodas de liga leve, que eram aro 16 polegadas nas versões S e SV.
Na topo de linha SL, o Nissan Sentra 2014 trazia rodas aro 17 polegadas, enaltecendo a opção mais completa, que tinha ainda teto solar elétrico de tamanho padrão e outros mimos, como retrovisores com rebatimento elétrico.
Leia também sobre o Sentra 2015.
Por dentro, o novo ambiente do Sentra trazia acabamento preto, bem como bancos em veludo nas versões S e SV, com a SL trazendo couro natural e sintético. O volante “V” prateado da Nissan era vistoso e multifuncional, tendo ainda couro.
O painel tinha ainda aplique em cinza metálico texturizado no console central e também nas portas. O Nissan Sentra 2014 trazia ainda multimídia com navegador GPS e câmera de ré, ampliando a segurança nas manobras.
Aliás, falando em segurança, o Nissan Sentra tinha freios ABS com EDB, bem como airbag duplo e, na versão SL, airbags de cortina e laterais, porém, não trazia controle de tração e nem de estabilidade, coisas que só apareceriam mais tarde.
Um detalhe interessante é que o Sentra dessa geração nunca teve aqui o assistente de partida em rampa, outra ausência que a marca japonesa não explicou o motivo. De qualquer forma, era um carro aceitável para sua proposta.
Tendo bom espaço para as pernas de quem ia atrás, o Sentra era um carro confortável para viagem e seu motor 2.0 tinha torque suficiente para produzir um desempenho satisfatório. Além disso, havia ainda o câmbio CVT Xtronic.
Diferente do que foi proposto para modelos como March, Versa e Kicks, o Nissan Sentra 2014 não tinha simulação de marchas no CVT e nem mesmo contava com o (camuflado) modo Sport do crossover nacional, por exemplo.
Em seu lugar, havia o overdrive off. Isso era o equivalente ao modo Sport, sendo acionado por um botão abaixo da trava de marchas da alavanca do CVT. O OD/Off, como era identificado, permitia subir 1.000 rpm além da rotação do momento.
Dessa forma, o Nissan Sentra conseguia melhor retomada de velocidade, ultrapassagens mais rápidas, saídas ágeis e condução mais “animada”. Na prática, as três relações infinitas da transmissão da Jatco eram reduzidas para duas.
A mais longa era travada, da mesma forma que no modo L (Low), somente a programação mais curta era permitida, fazendo com que o Nissan Sentra 2014 pudesse vencer rampas muito íngremes e declives exageradamente acentuados.
Com progressão linear, o CVT Xtronic permitia rodar a 2.000 rpm a 110 km/h, dando ao Sentra um bom consumo na estrada, além de conforto e silêncio a bordo. Ele fazia 13 km/l na rodovia, enquanto na cidade fazia 10 km/l.
No meio urbano, o Sentra era ainda mais confortável no dia a dia, tendo boas saídas de semáforo, apesar do CVT, rodar suave e silencioso, assim como bom conforto da suspensão, ajudavam o modelo a se destacar entre os consumidores.
A direção elétrica também era outro ponto alto, assim como o ar condicionado dual zone. Na estrada, bom mesmo era o piloto automático, que deixava o motorista mais relaxado. Para clientes de perfil de maior faixa etária, o modelo era ideal.
Com bom comportamento e desempenho, o Nissan Sentra 2014 pode ser encontrado no mercado de usados com um bom preço, apesar da alta recente devido à crise dos chips, mas com quilometragem aceitável em muitos casos.
Tendo muitas ofertas com carros em ótimo estado, o Sentra da sétima geração requer apenas atenção aos detalhes normais, tais como revisões tendo sido feitas na rede e, especialmente, fora da garantia (dada a idade) e suspensão/freios.
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Nissan Sentra 2014 – detalhes
O Nissan Sentra 2014 tinha faróis duplos com luzes diurnas em LED com diodos separados, tendo repetidores de direção e refletores laterais devido às regras americanas. Já a grade era a conhecida V-Motion e toda cromada.
Já o para-choque tinha grade inferior grade e rebaixada, enquanto as laterais tinham molduras pretas e estilizadas, portando faróis de neblina circulares. Nas laterais, os retrovisores tinham repetidores de direção e rebate elétrico na SL.
Eles vinham na cor do carro, enquanto maçanetas e frisos das janelas eram cromados, mesmo na versão S, o que aumentava a boa impressão do Nissan Sentra 2014. As rodas de liga leve eram de aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16.
No Sentra SL, havia rodas de liga leve diamantadas com aro 17 polegadas, tendo estas pneus 205/50 R17. As lanternas traseira eram parcialmente em LED, com piscas e luz de ré em lâmpadas. A tampa do porta-malas tinha detalhe cromado.
Já o para-choque portava refletores e sensores de estacionamento. A câmera de ré da versão SL ia na tampa do bagageiro. Por dentro, o Nissan Sentra tinha acabamento em preto e cinza brilhante, com detalhes prateados no volante e painel.
Os bancos eram em veludo nas versões S e SV, com couro natural e sintético na SL, além de ajuste de altura para o assento do motorista. Atrás, o banco era bipartido e tinha apoio de braço com porta-copos (menos S).
No habitáculo do Nissan Sentra, havia cluster analógico bem legível com computador, além de sistema de áudio com CD e MP3 na S, enquanto a SV tinha tela digital de 4,3 polegadas. Por fim, a multimídia com tela de 5,8 polegadas touch na SL.
Esta reproduzia CD e tinha entrada USB, com todas dispondo de Bluetooth. Nessa multimídia, havia navegador GPS e câmera de ré. O ar condicionado era manual na S e dual zone nas SV e SL.
Dentro, o Nissan Sentra 2014 tinha ainda luzes de leitura a partir da SV, bem como espelhos iluminados nos para-sois. O modelo ambiente tinha ainda som com até seis alto-falantes, airbags laterais e de cortina, bem como bagegeiro iluminado.
Nissan Sentra 2014 – versões
- Nissan Sentra S 2.0 manual
- Nissan Sentra SV 2.0 CVT
- Nissan Sentra SL 2.0 CVT
Equipamentos
Nissan Sentra S 2.0 manual – Motor 2.0 Flex e transmissão manual de seis marchas, mais para-choques na cor do carro, faróis duplos, luzes diurnas em LED, refletores laterais, faróis de neblina, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, retrovisores e maçanetas na cor do carro, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê, limpadores de para-brisa flat blade, chave-canivete com telecomando, acelerador eletrônico, alarme perimétrico, antena no teto, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, retrovisores externos com controle elétrico, bancos em veludo, banco do motorista com ajuste em altura, coluna de direção com ajustes em altura e profundidade, direção elétrica, volante em couro, comandos de mídia e telefonia no volante, maçanetas internas cromados, maçanetas externas cromadas, acabamento geral preto, cluster com computador de bordo, ar condicionado, porta-copos, porta-objetos, porta-luvas com iluminação, limpador do para-brisa com variação, freios a disco nas quatro rodas, freios com ABS e EDB, airbag duplo, cintos dianteiros com pré-tensionadores e ajustados em altura, cintos de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, Isofix, sistema de som com CD player e MP3, quatro alto-falantes, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, porta-malas iluminado, alças de teto, retrovisor interno dia e noite, espelhos iluminados nos para-sois, porta-revistas, banco traseiro bipartido com apoio de braço central, apoio de braço dianteiro central, fonte 12V, chave presencial com botão de partida, tapetes em carpete, porta-malas com travas anti-sequestro, Bluetooth, porta-óculos, entre outros.
Nissan Sentra SV 2.0 CVT – Itens acima, mais câmbio CVT Xtronic com overdrive, ar condicionado dual zone, luzes de leitura, porta-copos no descansa braço traseiro, controle de cruzeiro, sistema de áudio com tela de 4,3 polegadas, 2 tweeters e USB.
Nissan Sentra SL 2.0 CVT – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, 205/50 R17, multimídia com tela de 5,8 polegadas sensível ao toque, navegador GPS com mapas em 3D, teto solar elétrico, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, bancos em couro, airbags laterais e airbags de cortina.
Cores: Preto Premium, Prata Classic, Branco Diamond e Azul Grafite.
Preços
- Nissan Sentra S 2.0 manual – R$ 60.990
- Nissan Sentra SV 2.0 CVT – R$ 65.990
- Nissan Sentra SL 2.0 CVT – R$ 71.990
Nissan Sentra 2014 – motor
O Nissan Sentra 2014 tinha o motor MR20DE, que era de uma série lançada pela marca japonesa em 2004 e que teve variantes com 1.5, 1.6, 1.8 e 2.0 litros, sendo um bloco de alumínio com cabeçote de 16V e aspiração natural.
Com variação de válvulas de admissão e acionamento dos dois comandos por corrente, o propulsor da Nissan foi desenvolvido em parceria com a Renault e chegou a ter versão diesel, denominada M9.
Esse propulsor foi usado nos modelos Tiida e Livina, mas não no March e Versa da geração feita no país, assim como no Kicks, pois, todos esses usam a série HR. O MR chegou a ter versões com injeção direta e turbocompressor.
Contudo, no Sentra vendido aqui, o MR20DE tinha 140 cavalos a 5.100 rpm e 20 kgfm a 4.800 rpm, fornecidos em ambos os combustíveis. O câmbio era CVT Xtronic com overdrive off.
Desempenho
- Nissan Sentra 2.0 MT – 9,9 segundos e 195 km/h
- Nissan Sentra 2.0 CVT Xtronic – 10,1 segundos e 185 km/h
Consumo
- Nissan Sentra 2.0 MT – 7,3/8,6 km/l e 10,3/13,1 km/l
- Nissan Sentra 2.0 CVT Xtronic – 7,0/9,0 km/l e 10,1/13,0 km/l
Nissan Sentra 2014 – manutenção e revisão
As revisões do Nissan Sentra 2014 são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, sendo consultadas até o modelo 2007 no site da marca japonesa. Há inspeção de diversos itens, como suspensão, direção, freios, sistemas de segurança, entre outros.
Nas revisões, são trocados itens como óleo do motor, filtro de óleo, anel de vedação do bujão do cárter, filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado, fluido de freio, velas, líquido de refrigeração, entre outros.
O custo das revisões até 60.000 km é de R$ 3.449,00, sendo que a mais cara fica aos 40.000 km, sendo de R$ 807,00. Os valores são os mesmos do modelo 2015, por exemplo. Eles são tabelados e vigentes em todo o território nacional.
Além disso, a rede de Nissan também troca itens de desgaste natural por um preço adicional, sendo eles pastilhas de freio, discos de freio, buchas de balança, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, bieletas, batentes das torres e molas.
Amortecedores, pneus e palhetas dos limpadores também são trocados. Há também serviços de funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, alinhamento, balanceamento, lavagem geral, limpeza interna e oxi-sanitária, entre outros.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
2.0 16V | R$ 294,00 | R$ 697,00 | R$ 487,00 | R$ 807,00 | R$ 487,00 | R$ 677,00 | R$ 3.449,00 |
Nissan Sentra 2014 – ficha técnica
Motor | 2.0 |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1997 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 9,7:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 140 cv a 5.100 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 20,0 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 6 marchas ou CVT |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 16 e 17 polegadas |
Pneus | 205/55 R16 ou 205/50 R17 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.625 |
Largura (mm) | 1.761 |
Altura (mm) | 1.513 |
Entre eixos (mm) | 2.700 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 503 |
Tanque de combustível (L) | 52 |
Carga (Kg) | 411 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.348 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,29 |
Nissan Sentra 2014 – galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil