InícioMaranhãoGoverno do Estado realiza seminário de abertura do Projeto Viver Mais

Governo do Estado realiza seminário de abertura do Projeto Viver Mais

Seminário do Projeto Viver Mais teve como objetivo fortalecer as ações voltadas para pacientes hipertensos e diabéticos no Maranhão (Foto: Divulgação)
Seminário do Projeto Viver Mais teve como objetivo fortalecer as ações voltadas para pacientes hipertensos e diabéticos no Maranhão (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado realizou, na terça-feira (20), de forma virtual, o seminário de abertura do Projeto Viver Mais, que tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas para pacientes hipertensos e diabéticos no Maranhão. Executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o projeto conta com financiamento da Fundação Mundial de Diabetes e com a parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas e da Escola de Saúde Pública do Maranhão. 

O projeto tem como metas a implantação de ações de promoção da saúde, prevenção de complicações, atenção e vigilância e construção de uma linha de Linha de Cuidado de Atenção Integral à Diabetes Mellitus, Diabetes Gestacional e Hipertensão Arterial, mediante processos de educação permanente, rastreamento e interfaces intra e intersetoriais. 

“Trabalhamos a partir da qualificação dos profissionais de saúde da Atenção Básica. Para isso, elaboramos um cronograma de oficinas que começam a ser realizadas ainda neste mês de julho. A primeira oficina tem como tema o cuidado integral e o autocuidado apoiado ao paciente diabético e hipertenso, e ao cuidador. Cada oficina tem seu público-alvo específico, alcançando os profissionais de toda a região”, explica a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Claudiana Cordeiro. 

Serão realizadas 10 oficinas, que acontecem on-line e para públicos específicos. Entre os assuntos estão a abordagem clínica do diabético e hipertenso de alto risco, o atendimento a gestantes com diabetes e hipertensão, a detecção precoce do pé diabético e tratamento das complicações macrovasculares, entre outros. As oficinas acontecem com o suporte da Escola de Saúde Pública do Maranhão. 

As atividades do Viver Mais contemplam, inicialmente, a região de Balsas, alcançando cerca de 13 municípios. A proposta é levar o projeto também às regiões de Presidente Dutra e Santa Inês.

Também participaram do seminário de abertura das atividade do projeto, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira; o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco; a endocrinologista Fernanda Thomé, da Sociedade Brasileira de Diabetes; a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lúcia Nunes; a endocrinologista Adriana Forti; o representante da Fundação Mundial de Diabetes, Rodrigo Scotini; e o gestor da Regional de Saúde de Balsas, Giltarlã Araújo.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312827">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA