Com o objetivo de garantir a participação popular no planejamento das ações que serão contempladas no orçamento estadual, será lançado na próxima quarta-feira (21) o Orçamento Participativo (OP) 2021. O evento será realizado às 10h, de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo no canal do Governo do Estado no Youtube, nas redes sociais (Instagram e Facebook) e na Rádio Timbira (1290 AM).
O Orçamento Participativo é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pelas secretarias estaduais dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan). Desde o ano de 2015 a população maranhense tem a oportunidade de escolher propostas que terão prioridade na execução de obras e serviços nas regiões do estado.
O lançamento será realizado com a participação dos secretários de estado envolvidos na ação: Francisco Gonçalves (Sedihpop), Cynthia Mota (Seplan), Rubens Júnior (Secap), Ricardo Garcia Capeli (Secom), Felipe Camarão (Seduc), Diego Galdino (Segov), Luís Fernando (SEPE/Imesc) e um representante da sociedade civil.
Durante a solenidade será apresentada a metodologia do Orçamento Participativo 2021. Assim como em 2020, este ano a votação pública será realizada de forma totalmente online, mas com uma novidade: além do acesso à consulta pública via Plataforma Digital de Participação Popular – PARTICIPA MA (participa.ma.gov.br), a população poderá votar via Whatsapp, por meio de atendimento automático/assistente virtual.
“Essa é uma estratégia para que a votação das propostas do Orçamento Participativo esteja ao alcance das mãos de todos os maranhenses, de forma fácil e rápida. Em 2020 tivemos participação efetiva de diversos segmentos da sociedade, em especial dos estudantes da rede pública de ensino. Neste ano queremos que ainda mais pessoas possam ter acesso aos mecanismos da aplicação dos recursos públicos para melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.
Em 2020, as ações na área da educação registraram maioria de votos em oito regiões, sendo destaque a construção de um IEMA (Instituto de Tecnologia do Maranhão) na região Gerais de Balsas/Riachão e a autorização para construção do IEMA em Guimarães na região Reentrâncias Maranhense. As áreas de saúde, saneamento e projetos de valorização/formação dos servidores públicos estaduais aparecem como prioridade para a população em sete regiões.
Os maranhenses também elegeram ações nas áreas da habitação, gestão de resíduos sólidos, políticas públicas para mulheres, políticas públicas para juventude, infraestrutura, mobilidade urbana e assistência técnica e extensão rural. Para definir as ações prioritárias para o ano de 2022 é preciso que toda a população participe. A live de lançamento do Orçamento Participativo será aberta ao público.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do Orçamento Participativo (OP) 2021.
Quando: Quarta-feira, dia 21 de julho, às 10h.
Onde: Canal do Youtube do Governo do Estado, nas redes sociais @governoma (Instagram e Facebook) e na Rádio Timbira (1290 AM).
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=312453">>