Técnicos de três estados conhecem produção de algodão orgânico colorido em Ingá
Uma comitiva de técnicos ligados à pesquisa e a extensão rural dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão veio conhecer as atividades relacionadas com a produção de algodão colorido agroecológico da Paraíba. Os visitantes ficaram impressionados com os resultados obtidos pelos agricultores paraibanos.
O evento reuniu integrantes da Cooperativa, representantes de diversas instituições parceiras comprometidas com o fortalecimento da agricultura familiar e a produção agroecológica na Paraíba.
A produção é da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ingá, com a participação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). Nessa quinta-feira, dia 23, foi realizada a colheita do algodão colorido orgânico.
Representando o Governo do Estado, estiveram presentes o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer-PB, Jefferson Morais, além do gerente regional de Itabaiana, Paulo Emílio; a gerente de Ingá, Arlene Magna e o técnico de Pilar, João Gonçalves.
O encontro contou com a participação do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Marenilson Batista da Silva.
Também estiveram presentes, a coordenadora regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Adriana Gregolim; o coordenador do Movimento pelo Atingidos por Barragens, Osvaldo Bernardo, representantes do Cooperar, Consea, de secretarias municipais de agricultura, órgãos e instituições públicas e privadas, além de empresários do setor têxtil, BNB e Sicredi, que prestigiaram a atividade.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jeferson Morais, destacou que essa iniciativa de apoio à produção de algodão agroecológico/orgânico e a promoção do desenvolvimento sustentável no campo reforça o compromisso do Governo da Paraíba, por meio da Empaer-PB, com a valorização da agricultura familiar.
