Na tarde desta sexta-feira (12) ocorreu uma coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, que reuniu órgãos do Governo do Distrito Federal, incluindo a Polícia Militar, a fim de divulgar atualizações das ações do GDF no combate à COVID 19. A mesa foi composta pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petro Sanches, o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Julian Rocha Pontes e o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira.
Os jornalistas enviaram as perguntas via WhatSapp e a transmissão foi ao vivo pelo Facebook do GDF e Twitter da Agência Brasília. O secretário da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha ressaltou que é um momento de união entre órgãos.
O comandante Coronel Julian Pontes destacou a atuação de 16 equipes da PMDF para fiscalização, as quais estão distribuídas em todo Distrito Federal para realizar pontos de bloqueio nas principais avenidas em ação conjunta com o DF Legal. O objetivo é orientar a população: “Aquelas pessoas que insistirem em não cumprir o decreto, teremos que usar o poder coercitivo. Essa semana, algumas pessoas já foram enquadradas no artigo 268 do Código Penal pelo não cumprimento de medida sanitária preventiva, além disso temos a possibilidade de fazer prisão em flagrante com previsão no artigo 330 que é de desobediência.” O Coronel afirmou ainda que as festas clandestinas não serão toleradas: “Faremos reforço no patrulhamento. Teremos uma força apenas para combater esse tipo de situação.”
O secretário de proteção da Ordem Urbanística, Cristiano Mangueira, assegurou que já rastrearam alguns anúncios de festas irregulares que ocorrerão nos finais de semana. No entanto, elogiou de forma geral: “a população, em sua maioria, estão obedecendo ao toque de recolher.”