O programa Pátria Voluntária, em parceria com o Ministério das Comunicações, está disponibilizando acesso à internet para moradores de comunidades tradicionais do Brasil. A parceria garantirá a instalação de quase 40 pontos de internet em várias localidades do país.
As comunidades do Torto e do Morro do Meio, ambas no Delta do Parnaíba, e de Santa Bárbara, todas elas localizadas no estado do Maranhão, além da comunidade do Ariri, no estado de São Paulo, já receberam os pontos de acesso.
Com o aumento da demanda do uso de internet, sobretudo devido ao coronavírus, a proposta é melhorar a qualidade de vida e ampliar a conectividade dos moradores dessas comunidades. A ampliação do alcance de internet permitirá o acesso a informações de interesse público e a serviços essenciais em aplicativos e portais. A internet será utilizada em centros multifuncionais de educação nos centros comunitários das comunidades participantes.
De acordo com dados do Relatório de Tecnologia da Informação e Comunicação da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua TIC 2018), divulgada em abril de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro habitantes no Brasil não tem acesso à internet, o que representa cerca de 46 milhões de brasileiros. O Ministério das Comunicações tem buscado mudar essa realidade ampliando a cobertura de acesso à internet também por meio do programa Wi-fi Brasil.
Com informações do Pátria Voluntária