A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulga na Semana da Mulher três estudos relacionados à população feminina do DF. Confira abaixo:
– “Uso do tempo em trabalhos não remunerados por mulheres e homens no DF: resultados preliminares da pesquisa”
Com o objetivo de entender a alocação do tempo da população da capital federal, especialmente feminina em comparação a masculina, em tarefas que compõem o leque das atividades compreendidas como trabalho reprodutivo e não remunerado.
– “Mulheres e Trabalho Remunerado no DF, entre 2015 e 2020”
Realizada em parceria com o Dieese, e utilizando dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o estudo apresenta os números deste ano, além de indicadores semestrais atualizados até o 2º semestre de 2020. Nos últimos cinco anos ocorreram alterações na legislação trabalhista e previdenciária do país, além de uma crise econômica prolongada, que recentemente foi aprofundada pela pandemia, cujos impactos diferem entre sexos e mercados de trabalho regionais, com isso, o mesmo busca identificar a repercussão deste contexto sobre as condições de participação das mulheres do DF no trabalho remunerado.
– “Diferença salarial segundo sexo na área urbana do DF em 2018”
Será apresentada a análise da diferença salarial segundo sexo na área urbana do Distrito Federal em 2018, levando em conta a probabilidade de se estar empregado segundo características pessoais, como escolaridade, estado civil, presença de filhos no domicílio e idade.
Com a participação da secretária da mulher do DF, Ericka Filippelli, e da técnica do IPEA, Luana Pinheiro, a divulgação dos estudos acontecerá em transmissão ao vivo no canal da Codeplan no Youtube , nesta terça-feira (09/03), a partir das 11h.
*Com informações da Codeplan