Começaram nesta semana as consultorias presenciais sobre prestação de contas para suporte aos proponentes contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. Realizada em parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e organização social Ação Cultural, a iniciativa começou em janeiro com capacitações online e prossegue agora com atendimentos presenciais personalizados.
As consultorias ocorrem em cidades-polo de Mato Grosso, mas podem ser agendadas por proponentes de outros municípios da região. Na segunda (1°.03) e terça-feira (02.03), os atendimentos foram realizados em Juína, e na quarta (03.03) e quinta-feira (04.04), em Tangará da Serra.
“Não conseguimos ir em todos as localidades, por isso selecionamos as cidades-polos e com maior número de projetos contemplados. Mas os proponentes que residem em outros municípios nas regiões podem agendar e comparecer no local que também serão atendidos”, explica Eduardo Espindola, diretor executivo da Ação Cultural.
A primeira etapa de capacitações, que foi realizada de forma virtual, apresentou os pontos que envolvem as fases de produção, execução e prestação de contas e dúvidas pontuais. Segmentadas por território cultural, delimitando os municípios participantes a cada data, as consultorias buscaram atender os 570 projetos selecionados nos editais da Secel, em todos os municípios do estado.
“Elaboramos um conteúdo completo para que todos os selecionados possam executar seus projetos de acordo com as regras de cada edital”, expõe Adriano Souza, consultor cultural responsável pelos atendimentos.
Com duração de 30 minutos a 60 minutos, o atendimento presencial é personalizado, dedicado exclusivamente a um único projeto. Durante o encontro, os proponentes têm a oportunidade de sanar todas as demais dúvidas referentes à comprovação do objeto e execução financeira dos projetos contemplados nos editais estaduais da Lei Aldir Blanc.
“Para receber orientações mais práticas quanto à organização da prestação de contas e tirar qualquer tipo de dúvida, os proponentes devem levar sua pasta contendo todas as notas fiscais, recibos e contratos já assinados”, enfatiza Adriano.
Os próximos atendimentos serão realizados em Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Cuiabá..
Serviço
Consultorias de prestação de contas para projetos da Lei Aldir Blanc
01 e 02/03: Secretaria de Cultura de Juína
03 e 04/03: Secretaria de Cultura de Tangará da Serra
08 e 09/03: Secretaria de Cultura de Rondonópolis
10 e 11/03: Secretaria de Cultura de Primavera do Leste
12 e 13/03: Secretaria de Cultura de Barra do Garças
16 e 17/03: Secretaria de Cultura de Alta Floresta
18/03: Secretaria de Cultura de Sinop
19/03: Secretaria de Cultura de Sorriso
23 e 24/03: Secretaria de Cultura de Cáceres
29 e 30/03: Secretaria de Cultura de Chapada dos Guimarães
05 e 09/04: Sede da Ação Cultural em Cuiabá
Horário para agendamentos: das 8h às 18h
Contato: (66) 99282-9434 ou e-mail capacitaterritorios.mt@gmail.com