Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025
InícioPOLÍTICA GOPostagem nas redes sociais da Alego alerta para importância do diagnóstico precoce...

Postagem nas redes sociais da Alego alerta para importância do diagnóstico precoce de doenças incuráveis


Desde 2014, o mês de fevereiro é o período do ano em que entidades de saúde se mobilizam para atividades de conscientização sobre três doenças diferentes, mas que têm, pelo menos uma característica em comum: todas são incuráveis. E é exatamente por ainda não existirem tratamentos capazes de levar à cura dessas enfermidades que a campanha Fevereiro Roxo leva à população o apelo para o diagnóstico precoce do lúpus, da fibromialgia e do Alzheimer, como forma de controle e melhor qualidade de vida aos pacientes. Na impossibilidade de realizar eventos presenciais por causa da pandemia da covid-19, as redes sociais da Alego abraçam a iniciativa. 

O lema da campanha nacional é “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, ressaltando a importância de proporcionar bem-estar às pessoas doentes. Por isso, o diagnóstico precoce continua sendo essencial, porque permite que os sintomas sejam controlados ou retardados.

Confira as principais características de cada uma das doenças: 

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

É uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins. Por ser uma patologia autoimune, no lúpus, o próprio sistema imunológico causa a destruição dos tecidos saudáveis do corpo. A causa do mal ainda é desconhecida.
O lúpus é mais comum entre mulheres e os sintomas da doença podem variar de acordo com a região do corpo afetada. Entre os principais, estão: febre, fadiga, rigidez muscular e inchaço, dores em articulações, lesões na pele que pioram com exposição ao sol, dores de cabeça, confusão, sensibilidade à luz solar e queda de cabelo. 
O lúpus pode ser difícil de diagnosticar, à medida que os sintomas desaparecem e reaparecem e podem imitar os de muitas outras doenças.  O teste de fator de anticorpos antinucleares (FAN) é comumente solicitado para ajudar no diagnóstico, assim como outros anticorpos envolvidos na patofisiologia do lúpus. O especialista que trata a doença é o reumatologista.  

Mal de Alzheimer

Essa doença degenerativa apresenta como sintomas principais a falta de coerência na fala e perda de memória. O indivíduo se lembra de histórias antigas e passa a repeti-las, sem se lembrar de fatos recentes, ocorridos no mesmo dia. Apesar de mais comum em pessoas de mais idade, a doença pode aparecer precocemente em indivíduos que tenham casos na família.
O Alzheimer torna a pessoa dependente para as tarefas básicas do dia a dia. Ainda sem cura, afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social. Ao ser diagnosticada ainda no início, é possível introduzir um tratamento terapêutico e medicamentoso que ajuda no retardo dos efeitos mais graves.
Entre os sintomas que a doença de Alzheimer pode apresentar estão problemas de linguagem, confusão com horários e dias da semana, desorientação em relação à lugares que são conhecidos e o esquecimento de fatos recentes.
O diagnóstico é feito pelo neurologista, normalmente por exclusão de outras enfermidades que apresentam sintomatologia parecida. 

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas, como falta de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo, quadros de depressão. 
Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar a doença é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.
Além de não ter cura, sua causa também é desconhecida, ainda que alguns fatores estejam envolvidos, como a hereditariedade. O reumatologista também é o profissional indicado para o diagnóstico e tratamento da fibromialgia.  

Fique atento aos sinais que seu corpo emite e na presença de qualquer sintoma dessas doenças, procure rapidamente o médico. Ele vai te orientar sobre o que fazer. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA