Apontado para falar em nome da bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o deputado tucano Francisco Oliveira foi o primeiro a ocupar a tribuna na sessão solene de instalação da Terceira Sessão Legislativa Ordinária da 19ª Legislatura. O parlamentar esboçou o que será a abordagem propositiva da oposição em 2021, relembrou as conquistas de Goiás nas últimas gestões do PSDB, e falou sobre os desafios do Parlamento Estadual no enfrentamento da pandemia da covid-19.
Francisco Oliveira começou externando como se sente honrado por discursar na abertura dos trabalhos legislativos logo após voltar à Casa na vaga deixada pelo atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto. Ele salientou que o fato de ser oposição não significa que a bancada estará irremediavelmente contra o Governo do Estado, contudo, sempre estará a favor do povo goiano, em qualquer situação, e que seus integrantes buscarão sempre o interesse público, não abrindo a mão de apresentar o contraditório quando necessário. “Na verdade, tenho trilhado a carreira política por quase 30 anos, sendo que, por 20 anos, eu e o Governador Ronaldo Caiado já compartilhamos as mesmas linhas de pensamento político, o que nos fez caminhar juntos. Devo muito a ele. Mas, as circunstâncias da vida, as mudanças de paradigmas ideológicos nos separaram, o que não significa que não podemos lutar por um mesmo objetivo: o progresso do Estado de Goiás”, declarou.
O deputado lembrou que já teve a alegria de atuar como líder do Governo na gestão de José Éliton e ajudar na articulação para aprovar o orçamento impositivo, que corrobora a autonomia do Legislativo e assegura a efetivação de projetos importantes para entidades e municípios. Aproveitou, ainda, para destacar conquistas da gestão de Marconi Perillo, na qual participou como integrante da base aliada, classificando-a como vanguardista entre os outros estados da Federação. Citou a criação do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás (Vapt Vupt), do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (Crer), do programa Renda Cidadã, da bolsa universitária e da Universidade Estadual de Goiás, que democratizaram o acesso à universidade. “Para tornar a saúde mais eficiente, construiu hospitais de urgência, que são referência em nosso Estado, a exemplo do Hugo, Hugol, além do Hospital do Servidor. Vimos. Em sua gestão, o PIB de nosso Estado aumentar, fortalecendo nossa economia”, completou.
Francisco Oliveira fez questão de ressaltar também o fortalecimento do Poder Legislativo ao longo dos anos e enaltecer a atual gestão do presidente Lissauer Vieira (PSB). “Desfrutamos de uma Presidência atuante, que tem buscado sua autonomia, independência e respeito frente aos outros Poderes. Nossas congratulações ao deputado Lissauer Vieira, o grande arquiteto na construção dessa autonomia, incansável na busca de sua concretização, e mais, que tem se empenhado para a conclusão da nossa nova sede, cuja construção tem se arrastado há anos, em vista das dificuldades financeiras, e que nos oferecerá melhores condições de trabalho e também de atendimento ao cidadão, bem assim, de acessibilidade”, afirmou.
O parlamentar recém-empossado também abordou as dificuldades enfrentadas por esse governo em meio ao desafio histórico da pandemia do novo coronavírus. “Cada gestão tem seu valor, e enfrenta dificuldades peculiares! Os dias atuais nos trazem problemas também atuais, que ainda não tinham sido vivenciados por nossa geração, ou seja, uma pandemia sem precedentes, um vírus renitente, que exige de todos nós, sabedoria e disciplina para combatê-lo. Uma pandemia que já ceifou cerca de 8 mil vidas em nosso Estado, desafiou a eficiência do sistema de saúde, desestruturou famílias, não somente pela perda de entes queridos, mas pela perda da renda familiar”, avaliou.
O deputado tucano, contudo, não perde a esperança de que o Estado de Goiás vai perseverar após encarar esse desafio. “Graças a Deus, há uma luz no final do túnel, e essa luz já começou a brilhar, por meio da ciência, da produção de vacinas. Reconhecemos, nesse ponto, o comprometimento do Governador do Estado no combate ao coronavírus e para conseguir vacinas para Goiás e imunizar nosso povo”, disse.
De acordo com a observação dele, o momento exige a convergência de forças, para que o Estado de Goiás não fique estagnado e continue crescendo diante desse cenário. “Assim, evidencia-se a importância do Poder Legislativo, especialmente, para a democracia, pois é dele que nascem nossos direitos, por meio da elaboração de leis que atendam às necessidades atuais, mas também para fiscalizar, para exercer nosso controle político. Isso exige que sejamos sensíveis aos anseios do povo goiano”, arrematou.