A Câmara Legislativa do Distrito Federal conferiu ao Sargento Maciel Xavier Monteiro da Silva a Moção de Louvor por realizar o parto de uma mulher em Planaltina. A homenagem ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), na própria Câmara Legislativa. “Foi uma honra receber essa Monção na Câmara, é o reconhecimento do nosso trabalho, passível de todo tipo de situação. Sou grato a Deus por poder ajudar a sociedade”, ressaltou o policial militar.
A história aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2020, quando uma moradora de rua entrou em trabalho de parto na quadra 03 de Planaltina. O parto foi o pélvico e é considerado de alto risco, o que agravou a situação e exigiu do policial militar técnica e presteza. Esse tipo de parto ocorre em 4% das gestações, em vez de nascer pela cabeça, a criança nasce pelo quadril, é um dos casos que os médicos optam pela cesariana.
“Nós estávamos fazendo o patrulhamento da região, quando populares nos chamaram para atender a situação. Não houve tempo para levá-la ao hospital e tivemos que fazer o parto normal. Consegui colocar o dedo posterior por cima da cabeça e a criança foi saindo lentamente”, destacou o Sargento herói.