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Emater vai investir em novas tecnologias para otimizar atendimento ao agricultor no Pará


Com o objetivo de melhorar a infraestrutura de internet e equipamentos de tecnologia da informação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em todo o Estado, visando a ampliação e qualificação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores, por meio de apoio no desenvolvimento de sistema e aplicativos local da empresa e no desenvolvimento de treinamentos com a utilização de ferramentas de Educação à Distância (EAD), a Emater deve iniciar em fevereiro ações para a implantação do Projeto Ater Digital.

Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o projeto será implantado pela Emater,  com ações voltadas a melhoria de infraestrutura e criação de ferramentas, como o aplicativo Emater Mobile e ambiente virtual, para capacitações que atendam às necessidades de técnicos e do público de Ater no Estado, como explica a analista de sistemas, Cristiane Oliveira, técnica em planejamento da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) da Emater.

“O investimento em equipamentos visa melhorar o atendimento ao nosso público beneficiário, bem como melhorar o trabalho dos extensionistas em seus escritórios locais, regionais e central, dando maior agilidade aos serviços diários e a melhoria da internet nos regionais possibilitará aos envolvidos acesso a serviços mais ágeis e eficientes gerando um aumento na qualidade do serviço ofertado aos agricultores familiares”, afirma Cristiane que também destaca os benefícios do  Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Aplicativo.

 “O ambiente virtual de aprendizagem vai possibilitar a capacitação continuada para o desenvolvimento rural, a interação e a aproximação entre agricultor e extensionista, para atender demandas específicas de Ater, complementar atividade de extensão rural utilizando TICs, criar capacitações alinhadas às estratégias da empresa. Em relação ao aplicativo, cada vez mais a internet avança no sentido de melhorar serviços e aproximar pessoas, e na Ater não pode ser diferente, e com a velocidade que surgem novas tecnologias vimos a necessidade de um aplicativo que possa agilizar e facilitar a prestação do serviço no meio rural”, conclui.

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, o projeto deverá inserir definitivamente a Emater na Era Virtual, fortalecendo as ações já desenvolvidas presencialmente pelos técnicos da instituição.

“O projeto irá trazer a modernização da empresa tanto a nível técnico com capacitação, como no atendimento aos agricultores. Vamos equipar a empresa, inserir fibra ótica na maioria dos regionais, o que dará agilidade ao trabalho a ser realizado.

Em um tempo em que o virtual muitas vezes se faz necessário, precisamos dar condições para nossos escritórios entrarem na nova era digital, mas sem substituir totalmente o presencial, o dia a dia ao lado do agricultor, e sim facilitar que ele seja cada vez mais atendido no campo pelos técnicos da empresa.”, declara a gestora.

O Projeto Ater Digital começa a ser implantado pela Emater agora em fevereiro. A expectativa é que até 2022 sejam realizadas 10 capacitações para técnicos  e agricultores.

Fonte: Governo PA

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