InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOChuvas desta terça-feira foram 8,7% acima do esperado

Chuvas desta terça-feira foram 8,7% acima do esperado


O temporal que atingiu a cidade na tarde de ontem (29/12) fez com que as subprefeituras de Campo Limpo, Butantã, Ipiranga, Vila Prudente e Itaquera ficassem em estado de alerta, em função do transbordamento de rios e córregos. Toda a capital ficou em estado de atenção. Na região do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 17h06 foi registrada uma rajada de vento de 53,7Km/h.

De acordo com os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o acumulado médio da cidade de São Paulo superou a média histórica do mês, que é de 185,6mm. Até as 7h de hoje (30/12), o total médio de precipitação na capital era de 201,8 mm, ou seja, 8,7% acima do esperado.

Na região Sul, as subprefeituras de Campo Limpo e Butantã ficaram em estado de alerta das 18h33 às 23h45, em função do transbordamento dos córregos Morro do S e Pirajuçara. Também ficou em alerta a Marginal Pinheiros, devido a iminência de transbordamento do Rio Pinheiros na altura da Ponte João Dias, entre 19h38 e 20h03.

Na subprefeitura do Ipiranga, houve o transbordamento do Córrego Ipiranga, na altura da Praça Leonor Kauppa com a Avenida Abraão de Morais, deixando a região em alerta das 18h49 às 19h38. Já na Zona Leste, as subprefeituras de Vila Prudente e Itaquera ficaram em alerta das 17h42 às 18h33 pela iminência de transbordamento do córrego da Mooca e do Rio Verde.

Entre o fim da tarde e o início da noite de hoje, o calor e a entrada da brisa marítima geram áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas fortes e localizadas. As precipitações acontecem acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Por conta do solo encharcado, há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos nas áreas de risco

 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

 

Leia também:
Prefeitura atua na limpeza de ruas afetadas pelas chuvas

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA