InícioRoraimaAGRICULTURA FAMILIAR | Governo cria linha de financiamento e atende 12 produtores...

AGRICULTURA FAMILIAR | Governo cria linha de financiamento e atende 12 produtores na região sul do Estado Destaque


O Governo do Estado, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), auxiliou na obtenção de um financiamento para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios, no município de Caroebe. O projeto tem o valor de R$ 48.255,49, e foi financiado com recursos da Desenvolve Roraima, e vai beneficiar 12 produtores.

Segundo Emerson Baú, esse projeto vai beneficiar os produtores rurais no período chuvoso, para que eles mantenham a qualidade na produção. “No inverno a produção cai, e as hortaliças não correspondem em relação à qualidade do produto. Este financiamento é muito importante para todos, produtor e consumidor. A Seapa preconiza no cuidado dos nossos pequenos agricultores, pois são eles que são a base da nossa economia local. E o Governo de Roraima acredita muito na capacidade do homem do campo”, frisou.

Um dos objetivos dos agricultores familiares, é oferecer esses alimentos ao município de Caroebe, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Os produtores vão cultivar hortaliças, como alface, cheiro verde, cebolinha, rúcula, pepino, pimentão entre outros.

Célio Ramos da Costa, coordenador da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios, fala que a Associação conseguiu captar os recursos, para garantir o fomento para os agricultores. Eles vão produzir e vender diretamente para o Governo Federal, por meio da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], que transfere os produtos para os municípios em forma de doação simultânea.

“Os produtores que serão beneficiados com o projeto, são 12, mas indiretamente são 28 famílias que são atendidas pelo PAA, dentro os que não conseguiram crédito, é porque estão com dificuldade de acessar o crédito”, explicou seu Célio, coordenador da Associação.

2021

Para o ano que vem, Costa informou que a produção já está sendo pensada para ser vendida diretamente ao PAA. “Nós temos cerca de R$ 224 mil garantidos para atender o ano de 2021, que é para fornecer alimentos, e a maior demanda de produtos, são as verduras. E agora com esses bens, não teremos mais dificuldade de produzir. Nós vamos produzir uma verdura de qualidade o ano todo, não vamos ficar mais dependendo do período chuvoso”, adiantou Célio.

 

Fonte: Governo RR

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA