A equipe da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) realiza uma operação, nesta segunda-feira (21/12), contra uma organização criminosa que controlava dezenas de páginas falsas em redes sociais e eram utilizadas para extorquir deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos e outras vítimas por meio de notícias falsas (fake news). A operação conta com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Na ação estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em vários endereços da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana. Segundo as investigações, a organização criminosa atuava de forma empresarial. Quando um político não aceitava pagar por propaganda na falsa página de notícia de sua cidade, se transformava em alvo de constantes ataques políticos, usando sempre fake news.
As falsas páginas de notícias usadas nos crimes atuavam em municípios de Magé até Paraty, na Região da Costa Verde, com atuação mais intensa em cidades da Baixada Fluminense.