A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a 5º edição da Operação Força Conjunta, no período de 22h desta sexta-feira (18) às 4h deste sábado (19). A operação contou com a participação do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, Departamento de Trânsito do Distrito Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
A Operação tem o intuito de aumentar a segurança viária, coibindo as infrações reiteradas e tirando de circulação veículos e condutores que ofereçam risco ao tráfego. O foco foi evitar as principais condutas que resultam em acidentes graves e que são cometidas reiteradas vezes por motoristas como embriaguez ao volante, falta de atenção e equipamentos obrigatórios ineficientes.
A proposta da operação batizada de Força Conjunta é manter a segurança do trânsito e prevenir acidentes. Ação ocorrerá com regularidade em outros pontos do Distrito Federal com periodicidade mensal e cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições integrantes. A operação deste mês foi coordenada pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran).
Para o comandante do CPTran, coronel Edvã Sousa, a união das forças de segurança é um marco e dará segurança ao trânsito do Distrito Federal. “Nosso objetivo é coibir a combinação perigosa de álcool e volante”, explica o coronel.
Além de fiscalizar infrações de trânsito, como alcoolemia ao volante e direção perigosa, a operação também combateu crimes que envolvem o uso de veículos, em especial o tráfico de drogas, entorpecentes e apreensões de armas.
A operação mostrou que a integração entre todos os órgãos envolvidos permite respostas mais eficientes à segurança da sociedade.
Nas quatro operações anteriores realizadas no Gama, Sobradinho, Samambaia, Planaltina e Ceilândia, foram aplicados 1578 autos infrações, sendo 586 por dirigir embriagado, 217 inabilitados e 13 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e um total de 3.357 de abordagens realizadas.
Nesta quinta edição, os números foram bastante expressivos. Ocorreram 361 autuações por alcoolemia, 102 condutores foram flagrados sem habilitação, com um total de autos de 1.108. Cerca de 2.000 pessoas foram abordadas , 66 veículos foram removidos, nove ocorrências foram registradas e um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi confeccionado.