Nesta quinta-feira,17, a Polícia Militar do Amapá (PMAP) encerrou o II Curso de Cinotecnia Policial, formando 10 agentes de segurança pública, sendo oito militares da PMAP, um militar da PM de Santa Catarina e um Policial Rodoviário Federal. Também foi entregue um posto de comando (veículo de médio porte). A cerimônia é parte das comemorações dos 18 anos do Batalhão de Operações Especiais do Amapá (Bope).
O curso de cinotécnica (conjunto de técnicas para treinamento de cães para tarefas específicas, como atividades policiais) foi realizado com a metodologia dos instrutores táticos do grupamento, e o novo posto de comando servirá para monitoramento e suporte durante atendimento de ocorrências especiais e negociações.
O comandante do Bope, Kleber Luis, explicou que o canil é de extrema importância.
“Estamos comemorando 18 anos do Batalhão de Operações Especiais do Amapá que culmina com a conclusão do curso que é de fundamental importância para o operacional da corporação”, ressaltou.
Durante as aulas, os alunos tiveram instruções de teoria cinófila, adestramento, teoria de faro, administração de canil PM, guarda e proteção, operações com cães, entre outras que capacitam os agentes a atuarem em qualquer setor que seja empregado o cão policial.
Para o soldado Stalone, da PM/AP, formando do curso, o aprendizado foi de excelência para a carreira militar.
“Foi muito bom o aprendizado, tivemos muitas instruções que agora elevam o meu nível na carreira policial. Agradeço a equipe de instrução por toda a excelência. Hoje posso dizer que sou um policial melhor do que já fui”, afirmou.
O processo Seletivo aconteceu no dia 04 de Janeiro de 2020 e ao final do período de inscrições, 20 agentes de segurança pública participaram do processo de seleção. Após as fases de avaliação médica e física, além de um rigoroso teste de habilidades com cães, 15 candidatos iniciaram o curso, sendo 12 policiais militares do Amapá, um policial militar de Santa Catarina e dois policiais rodoviários federais, resultando na formação de 10 agentes de segurança pública.
Posto de comando
O veículo vai servir como base durante operações do Bope, possuindo espaço para abrigar os agentes militares, realizar reuniões, gerenciamento e tomada de decisões. O posto também conta com sistema de câmeras para monitoramento das ocorrências, dando suporte para a execução das ações.