InícioMaranhãoGoverno do Maranhão inicia processo de implantação do Programa Trabalho Jovem

Governo do Maranhão inicia processo de implantação do Programa Trabalho Jovem


Secretário Simplício Araújo reunido com gestores para iniciar processo de implantação do Programa Trabalho Jovem (Foto: Arthur Costa)

Para tratar do orçamento e das etapas iniciais do Programa Trabalho Jovem, sancionado pelo governador Flávio Dino, esta semana, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, se reuniu, na quinta-feira (17), com representantes das secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Juventude (Seejuv). 

Coordenado pela Seinc, o Programa Trabalho Jovem busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos. A atividade pautou sobre as ações que serão desempenhadas por cada secretaria, além de discutir o orçamento previsto para o programa e as parcerias que ocorrerão entre os órgãos do Governo do Estado. 

Simplício Araújo afirma que a iniciativa visa, também, medidas de apoio e assessoria estratégica a empresas e, ainda, servir como mecanismo de apoio e desenvolvimento durante o período de pandemia do coronavírus.

“Esta grande iniciativa criada pelo governador Flávio Dino não só irá fortalecer a igualdade de oportunidades, como irá estabelecer condições dignas para o trabalhador e o jovem maranhense. É por meio de programas como este que iremos assegurar desenvolvimento econômico para toda a população”, analisou o secretário.

O programa será constituído por quatro eixos de atuação: Capacitação; Auxílio à Contratação; Cooperação Estratégica; e Estágio Social. Para o secretário da Setres, Jowberth Alves, a estruturação da iniciativa é uma estratégia escolhida pelo governo para o jovem conseguir espaço dentro do mercado de trabalho e tenha melhores condições. “É um programa de grande relevância econômica, social e politicamente correto, ou seja, que está abrangendo as diversas áreas da economia e da sociedade no geral”, acrescentou o secretário.

Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, ao se considerar as crises econômica e sanitária vividas em todo o país, o programa se torna ainda mais necessário e urgente. “O Governo do Estado está fazendo corretamente seu papel, em induzir a geração de emprego e a geração de renda. Ao reunir estas secretarias, pretendemos desenhar a política pública e já lançarmos, em janeiro, vagas para a qualificação profissional, de forma articulada com o mercado de trabalho”, pontuou.

A secretária da Seejuv, Tatiana Pereira, acrescenta que o trabalho jovem vem tanto para qualificar a juventude, quanto para garantir a empregabilidade. “A partir desse programa, conseguiremos dar uma resposta importante, em meio a esta pandemia, o que impactou muitas vidas. O trabalho jovem vem como resposta para essa realidade da juventude maranhense”, pontuou.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA