Seminário em Salvador debate 20 anos do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme

Publicado em: 23/10/2025 18:35

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (23) o seminário “Do Passado ao Futuro: 20 anos de Luta, Cuidado e Esperança na Doença Falciforme”. Realizado na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no bairro do Comércio, o encontro é voltado para profissionais da área.

Implantado em 2005 na capital baiana, o Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme tem o objetivo de assegurar assistência qualificada, promover o cuidado integral e reduzir a mortalidade associada à condição, melhorando a qualidade de vida de quem tem a doença. O programa completa 20 anos de existência em 2025, consolidando-se como uma referência no cuidado às pessoas com doença falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário, organizado pela Coordenadoria da Atenção Primária e do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, faz parte da celebração do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, em 27 de outubro.

Estrutura – Atualmente, Salvador conta com dois ambulatórios especializados e 162 Unidades de Atenção Primária que realizam o acompanhamento das pessoas com doença falciforme.

A enfermeira sanitarista e técnica do Campo Temático da Doença Falciforme da SMS, Marivone Monteiro, lembra que esta condição sistêmica afeta todo o corpo, exigindo acompanhamento em todos os níveis, desde a atenção primária aos serviços hospitalares especializados.

Por esse motivo, a gestão municipal tem investido continuamente na capacitação dos profissionais da rede, com oficinas e cursos. Essas ações são realizadas anualmente e incluem formações específicas, como o curso de saúde bucal e doença falciforme, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“A comunidade ajudou a construir as políticas públicas voltadas às pessoas com a doença. É mobilizando o serviço público que as coisas acontecem. Hoje temos dois mil pacientes na rede, e quase quatro mil notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação”, diz Marivone.

Diretora geral da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal), Naianne Dias relata que a instituição presta assistência social, acompanhando crianças em ambulatórios e centros de referência, além de realizar atividades pedagógicas e acompanhamento mensal, levando informações sobre a doença ao alcance de todos.

Naianne lembra ainda o desafio de viver com a doença. “A gente nunca sabe o daqui a pouco. Hoje temos dois ambulatórios especializados; precisamos melhorar algumas coisas, mas estamos à frente de muitos municípios. Com as medicações que temos pelo SUS e os tratamentos, é possível viver com a doença. E o dia 27 de outubro vem para lembrar a nossa luta”, diz.

Trata-se de uma doença genética e hereditária, caracterizada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina. Entre as manifestações clínicas da doença falciforme, estão crises de dor, icterícia, anemia, infecções, acidente vascular encefálico, ulcerações, complicações renais e oculares, por exemplo.

Em Salvador, de acordo com dados da Sala de Situação da Secretaria Municipal da Saúde, a prevalência registrada em 2023 foi de 201 casos de doença falciforme para cada 100 mil habitantes.

Mobilização – A secretaria promove a XV Semana de Mobilização da Doença Falciforme, com o propósito de dar visibilidade à doença, sensibilizar os profissionais de saúde e estimular o engajamento da rede municipal no cuidado integral às pessoas.

Durante a semana, todas as unidades da Atenção Primária à Saúde estarão envolvidas em atividades educativas, como salas de espera, rodas de conversa e palestras, voltadas a usuários e profissionais.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/seminario-do-passado-ao-futuro-20-anos-de-luta-cuidado-e-esperanca-na-doenca-falciforme/ . 

Fonte: Agência de Notícias do Estado da BA

Compartilhar

Faça um comentário