
Conselheiras e conselheiros do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (15) de forma híbrida, presencial e online, realizaram a escolha e votação da composição da nova mesa diretora para o segundo ano do biênio 2020-2021, de forma positiva e representativa para a população jovem negra maranhense, tendo destaque em sua totalidade preta a mesa diretora.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, foi eleita presidente do conselho; Geldo Júnior da cidade de Timon, conselheiro pelo movimento negro Maracrioula, eleito como vice-presidente e Erisvan Bastos, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, na função de secretário-geral do Cejovem.
“A eleição do Cejovem é um passo importantíssimo no processo de democratização dos espaços de debate das políticas públicas de juventude e terei uma honra de presidir o conselho, com tantos outros companheiros de luta do movimento de juventude e também parabenizo a gestão anterior pelo trabalho desenvolvido, ao Eduardo, Denise e o Gugu. E com certeza continuaremos nesse mesmo trabalho conjunto de garantir vez e voz para a juventude do Maranhão, através dos conselhos de direito” destacou Tatiana Pereira, secretária de Estado da Juventude e presidente eleita do Cejovem.

Geldo Júnior, eleito vice-presidente, ressaltou a importância da instituição do novo Cejovem e da representatividade que a função que assumiu tem para o movimento negro e para os jovens do interior. “Ocupar um lugar de destaque no Conselho de Juventude é um desafio que estou disposto a conduzir. Ressalto que, há um ano, conseguimos instituir um novo Conselho Estadual de Juventude, e que agora, é colocar em prática as políticas públicas que o Governo do Estado já vem produzindo, através da Seejuv e demais secretarias. O desafio agora é atingir a maior quantidade de jovens do nosso estado e, com isso, contamos com um conselho de juventude atuante nessa nova mesa diretora” afirmou.
Além da eleição, a reunião ordinária do Cejovem também pautou o Centro de Referência de Juventude e Inovação e o Plano Estadual da Juventude, deliberando a criação de comissões para colaborar e acompanhar a execução dos mesmos junto à Secretaria de Estado da Juventude.