InícioRIO DE JANEIROHospital Estadual da Criança mantém pelo sexto ano seguido a excelência na...

Hospital Estadual da Criança mantém pelo sexto ano seguido a excelência na segurança dos pacientes


Hospital Estadual da Criança mantém pelo sexto ano seguido a excelência na segurança dos pacientes

16 de dezembro de 2020
 

O Hospital Estadual da Criança (HEC) passou no início deste mês por nova auditoria externa da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e manteve o certificado máximo, nível 03, de Excelência em Segurança do Paciente. Acreditado com “Excelência” desde 2015, o HEC realiza anualmente a avaliação para atestar a qualidade de serviços de saúde que são prestados e, desta maneira, manter o alto padrão de atendimento à população do Rio de Janeiro. Os principais critérios analisados são qualidade, segurança e humanização, mas pontos como infraestrutura, internação, controle de infecções e higienização também fazem parte da certificação.  


A ONA
é uma entidade não governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O aprimoramento contínuo da atenção para melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País é estimulado e verificado pela ONA anualmente.  

– A busca incessante pela segurança e qualidade no atendimento sempre foram nossos objetivos principais, e as avaliações externas servem como balizadores no desenvolvimento deste trabalho – afirmou a diretora-geral do HEC, Heloísa Graça Aranha. 

 

A certificação ocorre em três níveis de maturidade organizacional:
 

Acreditado – Nível 1 

Acreditado Pleno – Nível 2 

Acreditado com Excelência – Nível 3 

– Essa conquista vai ao encontro da nossa missão, que é atender com os mais altos padrões técnicos e humanos pacientes e familiares, além de oferecer qualidade, conforto e segurança na saúde pública – afirma o diretor de Qualidade do HEC, Lúcio Abreu. 

  

Inaugurado em março de 2013, o HEC é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento de pacientes de 0 a 19 anos. O hospital realiza intervenções de média e alta complexidade como cirurgias gerais, ortopédicas, neurocirurgias, microcirurgias plásticas, tratamento oncológico e transplantes renais e hepáticos. Até hoje foram realizados 36.796 procedimentos cirúrgicos, 139.381 consultas e 201 transplantes (115 hepáticos e 86 renais). 

  

Localizada na Vila Valqueire, bairro da Zona Oeste carioca, a unidade conta com 57 quartos individuais, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, cinco poltronas de quimioterapia, cinco consultórios, uma oficina de prótese, um consultório odontológico, quatro salas de cirurgia e quatro leitos de RPA (repouso pós-anestésico), exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, raios x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico, pedagógico e social aos pacientes e familiares.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA