InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOCalor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São...

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo


O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, causando mais uma tarde abafada nesta segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os termômetros superaram os 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar permaneceu acima dos 40%. 

O calor e a propagação de áreas de instabilidade vindas do interior favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas, que devem atingir a Capital paulista principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) associada com uma frente fria no oceano organiza as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, o que mantém as condições para chuvas intensas e deve elevar o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nos próximos dias.

Na terça-feira (15) o tempo segue instável e abafado, com os termômetros variando entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 28ºC. As chuvas ocorrem alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia, mas as pancadas mais intensas devem se concentrar entre a tarde e à noite.

A quarta-feira (16) ainda deve apresentar uma madrugada abafada com chuvas isoladas, mas o sol retorna entre nuvens e eleva as temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 29°C. No decorrer da tarde as instabilidades voltam a ganhar força, o que favorece o retorno das chuvas na forma de pancadas mais intensas.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA