A Missão das Nações Unidas no Sul do Sul, em inglês United Nations Mission in South Sudan (UNMISS), recebeu o mais recente contingente de brasileiros, nesta quarta-feira (9), em Juba, capital do país.
O efetivo composto pelo major PMDF Diogo, capitã PMERJ Mota, capitã PMERJ Rosaline e capitão PMAL Carvalho iniciou o traslado com todas as dificuldades impostas pela pandemia do Corona vírus.
O período individual inicial da missão é de um ano podendo ser prorrogado.
O objetivo geral é contribuir para a implementação do processo de paz no país, mas especificamente os objetivos do Policial da ONU (UNPOL) no Sudão do Sul são:
– Proteger a população civil da violência
– Monitorar e relatar abusos e violações aos direitos humanos
– Apoiar a entrega da ajuda humanitária
– Apoiar a implementação do acordo de paz
– Propiciar assistência técnica e aconselhar a Polícia Nacional do Sudão do Sul
– Executar e orientar a implementação do policiamento comunitário
É a mais recente missão de paz da Organização das Nações Unidas, criada pela Resolução 1996 do Conselho de Segurança das Nações Unidas 8 de julho de 2011, um dia antes da proclamação da independência da República do Sudão do Sul. A UNMISS foi implementada no país justamente para auxiliar e garantir a reconstrução dele após anos de guerra civil.
Ao chegar a Juba, os policiais militares foram levados para a Base Tomping da ONU, a cerca de 2km do aeroporto e após orientações médicas, ficaram 14 dias isolados dos demais componentes da missão.
Nesta quinta (10), a comitiva iniciou o Induction Training com objetivo de cumprir a etapa final de preparação e serem designados para as missões e postos específicos.
De acordo com o major Diogo da PMDF, a expectativa é grande. “Todos esperam cumprir com louvor essa nobre missão de representar a corporação e o Brasil nessa tão complexa missão de paz”, declarou.
A previsão é que a missão encerre em dezembro de 2021, podendo ser prorrogada a critério da ONU e da corporação.