
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), iniciará a implantação de uma agenda ambiental dentro da administração pública do Estado. A ação faz parte do projeto vencedor do Concurso “Você faz a Diferença”, realizado em 2019, que foi uma iniciativa do Governo do Maranhão para estimular o envolvimento de servidores públicos do Estado na elaboração de propostas de desenvolvimento social.
A grande vencedora do Concurso foi a servidora da Seplan e que já atua na área ambiental há mais de 11 anos, Karina Coqueiro. Em seu projeto, propôs que a metodologia A3P, desenvolvida pelo Governo Federal há mais de 10 anos, fosse implementada na gestão pública estadual.
Com o projeto pronto em mãos, a Seplan, em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), dará os primeiros passos para a execução, com a primeira atividade já programada, intitulada de “Curso A3P- Conceitos e Princípios”, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 deste mês.

O curso será ministrado pela servidora da Seplan, Paula Verônica Santos, por meio da EGMA. Ainda para o primeiro semestre de 2021, já estão programados outros cursos, assim como a implementação dos comitês gestores de cada secretaria de Estado participante. A formação será ministrada pela plataforma da EGMA Virtual, das 19h às 21h.
Os servidores interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: sis.egma.ma.gov.br. Os participantes serão avaliados no decorrer do curso e deverão apresentar, no mínimo, 80% de aproveitamento para ter direito ao certificado.
De acordo com Paula Verônica, a tendência é que, no futuro, todas as secretarias de Estado possam ser inseridas no processo e consigam implantar os critérios ambientais em suas rotinas administrativas.
A secretária de Estado de Planejamento e Orçamento da Seplan, Cynthia Mota Lima, classifica como primordial a implantação da agenda na gestão pública.
“A ação é de fundamental importância uma vez que busca nivelar conhecimentos sobre o assunto, como forma de gerar interesse e motivação para adesão das instituições públicas da esfera estadual e dos servidores públicos para o desenvolvimento e engajamento dessa agenda no Estado do Maranhão, primando pelos princípios da sustentabilidade”, enfatizou a secretária.
Sobre a instrutora
Paula Verônica Santos é doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas, Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental, Especialista em Educação Ambiental, Bacharel em Ciências Aquáticas.
É professora, avaliadora de periódicos e agências de fomento, possui experiência com a escrita científica com vários artigos publicados, e atualmente coordena o licenciamento ambiental de obras públicas do Estado do Maranhão, financiadas no âmbito do BNDES. Atualmente integra o quadro de instrutores credenciados da EGMA.