“Agradeço muito a assistência dada a minha filha”, diz mãe de beneficiária do Centro de Reabilitação do Ipesaúde

0
286


Alexia Monielly de Jesus tem 10 anos de idade e aos 3 foi diagnosticada com uma síndrome rara chamada Deleção no Cromossomo 14. Beneficiária do Ipesaúde, ela é acompanhada pela equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco há quatro anos, possibilidade que facilitou a sua rotina e o tratamento da paciente, resultando em uma melhora significativa do quadro de saúde da mesma, como explica a mãe de Alexia, Simone de Jesus.

“Quando ela tinha três anos recebemos o diagnóstico. Alexia possuía uma síndrome rara, chamada Deleção no Cromossomo 14. Vimos a necessidade do acompanhamento médico e antes de saber que no Centro de Reabilitação tinha todas as especialidades, eu levava ela em várias clínicas, o que demandava muito tempo. Quando comecei a fazer o tratamento dela aqui no Centro facilitou muito. Além disso, o avanço de Alexia é notório, estamos observando uma melhora muito grande na questão do equilíbrio, aprendizado e da fala. Por isso, agradeço muito a assistência dada a minha filha e a toda equipe que nos acolheu tão bem”, explica Simone de Jesus.

Assistência

A paciente é atendida pela equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação e o tratamento realizado é importante para a melhoria da qualidade de vida da mesma, como conta a fonoaudióloga do Centro, Gabriela Lima.

“O tratamento de Alexia é realizado comigo, que sou fonoaudióloga, há um bom tempo, mas também tem sessões com o Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e recentemente com um Fisioterapeuta. A Alexia comigo vai para sexta sessão. Hoje iremos trabalhar a questão da mastigação dela, pois devido a dificuldade que tem durante esse ato, ou para engolir, muitas vezes pode ocasionar engasgo, quando é um alimento mais sólido a dificuldade é ainda maior. Por isso, estamos trabalhando o fortalecimento da musculatura orofacial “, conta Gabriela Lima.

A fonoaudióloga Gabriela Lima fala ainda que o acompanhamento é extremamente necessário para o desenvolvimento de Alexia. “O tratamento dela é importante para que a síndrome não tenha uma maior repercussão nos âmbitos que atinge, como a questão da aprendizagem, fala, raciocínio lógico e das manifestações fenotípicas que ela atinge”, completa.

Serviço

O Centro de Reabilitação do Ipesaúde funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h e fica localizado na Rua D. José Thomaz, 331, São José. A unidade promove assistência a todos os beneficiários que necessitam de tratamento fisioterapêutico e têm à disposição diversas especialidades como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Neuropediatria, Neurocirurgia, Psicologia e Acupuntura. Os profissionais atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, Reeducação Postural Global (RPG) e condicionamento físico para reabilitação de pacientes adultos e pediátricos.

Em virtude do momento atual de enfrentamento ao coronavírus, a unidade está retomando os atendimentos presenciais, de acordo com alguns protocolos e todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do (79) 99191-3793.

Fonte: Governo SE