InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOCalor começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo

Calor começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo


O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, o que provocou uma tarde abafada nesta sexta-feira (4). De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura, os termômetros superaram os 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 40%. 

As áreas de instabilidade associadas com a frente fria no oceano se concentram entre o sul de Minas Gerais e o Vale do Paraíba. Entretanto, também devem causar chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Há condições para pontos isolados de maior intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

Tendência para os próximos dias

O sistema frontal permanece no oceano, organizando as instabilidades entre São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias. Na capital paulista as chuvas mais intensas devem se concentrar entre o domingo (6) e o início da próxima semana.

No sábado (5) as instabilidades se deslocam para o Rio de Janeiro, entretanto os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que devem chegar aos 25ºC.

No domingo (6) o ainda há condições para chuviscos durante a madrugada, mas o sol deve aparecer entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 18°C e máximas de 24°C. No decorrer da tarde as instabilidades ganham força, favorecendo o retorno das chuvas na forma de pancadas mais intensas com raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA