Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 3, uma série de escutas com professores e gestores das unidades de educação sobre a possibilidade de encerramento do ano letivo 2020.
A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), tem como foco a perspectiva de cada um integrante da comunidade escolar, com o objetivo de uma melhor saída diante das adversidades que afetaram o ano letivo da educação no Amapá e no mundo.
De acordo com a gerente de ensino fundamental da Seed, os encontros aproximam, ainda mais, os educadores que passam a serem ouvidos e têm a oportunidade de relatarem a vivência nesse momento fora da sala de aula.
“É a primeira vez que realizamos essa escuta onde todos puderam e poderão opinar. Mas, eu acho que a avaliação desses encontros foi positiva, porque aproximou a rede da secretaria. É importante para eles e também para a gente que esse encontro, em que podemos escutar, não só dúvidas, mas perspectivas que eles têm para esse encerramento de ano letivo”, disse Carvalho.
Um sistema de acompanhamento e avaliação será disponibilizado para os professores, com a intenção de que eles utilizem para inserirem todo o material que foi utilizado nas aulas.
Para Andreia Carvalho, com esse sistema cada escola poderá acompanhar quais habilidades foram trabalhadas em aula, que aproveitamento o estudante teve em relação a participação, o seu engajamento nas atividades e evidências de aprendizagem.
“Será um banco de dados para que a Seed e as escolas possam se organizar de acordo com ele. Quando o professor finalizar o preenchimento, o aluno vai ter uma porcentagem de aproveitamento de estudos que, posteriormente, será revertida em nota final do estudante”, explicou Andreia.
Com um cenário é adverso para a educação, cada escola tem sua especificidade. Ainda segundo a gerente de ensino fundamental da Seed, o que ficou encaminhado para os próximos encontros são as orientações do ano letivo e avaliação.